Starship SN4 da SpaceX explode durante teste de motor [vídeo]

Por André Luiz Dias Gonçalves

29/05/2020 - 12:251 min de leitura

Starship SN4 da SpaceX explode durante teste de motor [vídeo]

Fonte:

Imagem de Starship SN4 da SpaceX explode durante teste de motor [vídeo] no tecmundo

O protótipo Starship SN4 da SpaceX explodiu durante um teste de motor nas instalações da empresa, na região sul do Texas (Estados Unidos), nesta sexta-feira (29), gerando uma enorme bola de fogo. A espaçonave havia realizado o mesmo tipo de experiência ontem, sem nenhum tipo de problema.

A explosão ocorreu por volta das 14h (horário local), pouco tempo depois de o propulsor Raptor ter sido acionado, de acordo com o Space.com. Neste experimento, conhecido como disparo estático, o motor é ligado com a espaçonave presa à estrutura no solo, sem acontecer a decolagem.

Depois de iniciar sem maiores problemas, o teste parecia ir bem, até que de repente ocorreu a explosão. Por enquanto, não há informações sobre as causas da falha ocorrida. Veja o momento em que o Starship SN4 explode, no vídeo a seguir:

O protótipo que explodiu era a quarta versão da espaçonave Starship. Ela havia resistido a cinco disparos estáticos, significando um grande avanço na corrida da SpaceX para desenvolver a tecnologia de lançamento com a qual Elon Musk pretende levar o homem à Lua e também a Marte.

Versões anteriores também tiveram problemas

As versões da nave Starship testadas antes do SN4 também apresentaram falhas. O SN1, por exemplo, explodiu durante um teste de pressurização com nitrogênio, realizado em fevereiro. O SN2 corrigiu os erros do primeiro, mas o SN3 acabou destruído enquanto era testado.

Em sua próxima versão, o protótipo da nave espacial precisará consertar as falhas ocorridas no SN4 para realizar a próxima etapa com segurança, já autorizada pelo governo americano: um voo não tripulado a 150 metros de altitude, retornando à base de lançamento.

Quando o projeto estiver finalizado, a versão definitiva da Starship terá capacidade para transportar 100 pessoas em longas viagens pelo espaço, impulsionada pelo foguete Super Heavy.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também