Ecocimento pode ser uma alternativa para as construções do futuro

Por Vinicius Munhoz

04/03/2015 - 13:291 min de leitura

Ecocimento pode ser uma alternativa para as construções do futuro

Fonte:

Imagem de Ecocimento pode ser uma alternativa para as construções do futuro no site TecMundo

O cimento convencional exige uma energia enorme para sua fabricação, pois necessita de um processo industrial com 1.400 °C para transformar o calcário no material utilizado nas construções. Mas e se existisse uma maneira mais simples, barata e ecológica?

Pesquisadores europeus encontraram uma solução interessante para reduzir os resíduos da fabricação do cimento convencional, com um consumo menor de energia. O ecocimento é composto por uma massa fermentada pela bactéria Sporosarcina pasteurii e outros elementos, como cinzas de palha de arroz e areia.

O processo para criar a mistura é bem mais simples, já que pode ser feito em uma temperatura de 30 °C. “Dentro da composição, a bactéria começa a se desenvolver; ela basicamente se multiplica, devendo alcançar um certo nível para fazer o cimento. Em cerca de três horas, a mistura já está pronta para uso”, disse Piero Tiano, biólogo do Instituto de Conservação e Preservação da Herança Cultural.

Já é possível substituir o cimento pela mistura?

Por enquanto, apenas pequenos testes foram feitos. Apesar de terem sido satisfatórios, proporcionando a construção de paredes, o composto ainda não tem a mesma qualidade do cimento. O desafio agora é tornar a novidade ainda mais eficiente, algo que os cientistas europeus acreditam alcançar em uma década.


Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.


Veja também


Fontes