Uber inicia testes de gravação de vídeo por motoristas no Brasil
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
23/02/2021 - 10:00•1 min de leitura
Fonte: Uber
Imagem de Uber inicia testes de gravação de vídeo por motoristas no Brasil no tecmundo
A empresa de tecnologia na área de transportes Uber anunciou nesta terça-feira (23) um novo experimento em território brasileiro. A partir de um recurso complementar ao aplicativo, motoristas de Aracaju, no Sergipe, poderão gravar em vídeo as viagens realizadas.
A tecnologia responsável é um aplicativo chamado Sentinel, que é instalado no mesmo celular utilizado pelo motorista. As filmagens também possuem áudio, que já é coletado como medida de segurança desde 2020, e são automáticas, indo do início até o fim do trajeto.
O passageiro que chamar um carro por aplicativo será avisado que o veículo em questão possui gravação de vídeo e pode optar por recusar o transporte, chamando outro motorista no lugar. O próprio condutor pode optar por não participar do período de testes.
O uso do app para gravação.
A gravação fica armazenada no celular do motorista de forma criptografada, sem que ele tenha acesso ao conteúdo. O envio para os servidores do aplicativo acontece via Wi-Fi ou rede móvel, sem dados pessoais do cliente, e o conteúdo só é acessado caso haja um chamado de segurança investigado pela Uber ou por autoridades que solicitarem o material.
Por enquanto, os testes serão restrito a um grupo de motoristas de Aracaju, mas podem ser expandidos para outras localidade em um futuro próximo. O objetivo da empresa é aumentar a segurança de passageiros e condutores, sem deixar de respeitar a privacidade de ambas as partes.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.