Blue Origin lança foguete New Glenn com sucesso e amplia 'briga' com SpaceX; reveja o lançamento
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
16/01/2025 - 06:18•2 min de leitura
A Blue Origin está oficialmente na disputa pelo mercado de transporte de tripulantes e cargas no espaço. O empreendimento do bilionário Jeff Bezos lançou com sucesso o seu mais recente e moderno foguete, o New Glenn, pela primeira vez na órbita da Terra.
A decolagem aconteceu na madrugada desta quinta-feira (16), após um adiamento do prazo original em decorrência de más condições climáticas no dia. A missão foi realizada no Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, e foi acompanhada pela equipe da companhia e por uma plateia de entusiastas.
Veja, abaixo, como foi o lançamento a partir de 1 hora e 54 minutos de vídeo:
De acordo com a Blue Origin, os sete motores BE-4 do primeiro estágio foram ativados com sucesso, enquanto o segundo estágio do foguete também ligou os propulsores para se manter na órbita do planeta.
Já o equipamento que se comunica com o centro de comando da empresa "está recebendo dados e com um bom desempenho".
- Saiba mais: Quais são as potências espaciais do século XXI?
O New Glenn conseguiu chegar em órbita logo na sua primeira tentativa, o que não é tão comum em testes para transporte e exploração espacial. O único ponto negativo foi a perda da base do propulsor de primeiro estágio, batizado de So You’re Telling Me There’s a Chance ("Então você está me dizendo que tem uma chance", em tradução livre do inglês).
A própria Blue Origin sabia que esse era "um objetivo ambicioso", mas deve estabelecer como meta para os próximos lançamentos a tentativa de fazer o equipamento pousar novamente para ser reutilizado.
Que comece a briga
O New Glenn tem 97 metros de comprimento e traz praticamente a mesma capacidade de transporte do foguete Falcon Heavy, da SpaceX. Isso coloca a empresa de Jeff Bezos como uma concorrente ainda mais próxima do mercado atualmente dominado por Elon Musk.
A SpaceX e a Blue Origin já dividem uma série de contratos futuros com a NASA, incluindo o transporte de carga e astronautas para futuras missões tripuladas para a Lua, como parte do projeto Artemis.
— Jeff Bezos (@JeffBezos) January 16, 2025
A companhia fará ainda o lançamento dos satélites de baixa órbita para fornecimento de sinal de internet, o Project Kuiper, além de já ter missões com empresas fechadas para os próximos anos.
Ao todo, o New Glenn ficou cerca de uma década em desenvolvimento. Nesse período, a Blue Origin fez alguns lançamentos de foguete de baixa órbita como turismo espacial.
O próprio Jeff Bezos foi um dos primeiros tripulantes e o ator William Shatnet, que interpretou o capitão Kirk em Star Trek, também fez uma viagem ao espaço em 2021.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.