Vacina da Johnson em dose única é eficaz contra covid-19, diz FDA

Por André Luiz Dias Gonçalves

24/02/2021 - 09:492 min de leitura

Vacina da Johnson em dose única é eficaz contra covid-19, diz FDA

Fonte:  Unsplash 

Imagem de Vacina da Johnson em dose única é eficaz contra covid-19, diz FDA no tecmundo

Apenas uma dose da vacina contra covid-19 da Johnson & Johnson é segura e eficaz contra os quadros graves e mortes provocadas pela doença, de acordo com um novo relatório divulgado nesta quarta-feira (24) pela agência federal dos Estados Unidos Food and Drug Administration (FDA).

Segundo o órgão, que tem atuação parecida com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, a vacina da Johnson se mostrou 72% eficaz na prevenção de casos graves e moderados de covid-19 nos testes realizados nos EUA, 28 dias após a aplicação.

Já na África do Sul, a porcentagem foi um pouco menor, de 64%, mesmo assim indicando um bom índice de proteção contra a nova variante do coronavírus na região. Na América Latina (o Brasil é um dos países participantes do ensaio), a eficácia foi de 61%, de acordo com o FDA.

O imunizante da Johnson se diferencia das outras opções em uso pela aplicação em dose única.O imunizante da Johnson se diferencia das outras opções em uso pela aplicação em dose única.

Considerando apenas os casos graves, o imunizante apresentou eficácia de 85% em todas as regiões testadas, com o desempenho melhorando conforme o tempo. Após 49 dias da aplicação da dose única, nenhum dos voluntários foi hospitalizado ou morreu em decorrência das complicações causadas pelo Sars-CoV-2.

Uso emergencial nos EUA

A vacina da Johnson contra o novo coronavírus pode se tornar o terceiro imunizante autorizado nos EUA — as da Pfizer e da Moderna, de maior eficácia, já tiveram aprovação e estão em uso no país, porém são aplicadas em duas doses.

Na próxima sexta-feira (26), um comitê executivo do FDA se reunirá para decidir sobre a autorização para uso emergencial do produto no território americano. O pedido da empresa é para a aplicação em pessoas com idade a partir de 18 anos.

Em caso de aprovação, a companhia disponibilizará 4 milhões de doses imediatamente, além de ter confirmado a entrega de mais de 100 milhões até o mês de junho.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também