Lancha elétrica mais leve do mundo tem 89 kg e cabe em cima de carro
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
12/04/2023 - 10:00•2 min de leitura
Fonte: Kaebon
Imagem de Lancha elétrica mais leve do mundo tem 89 kg e cabe em cima de carro no tecmundo
A startup alemã Kaebon ainda não é muito conhecida no mercado, mas essa empresa da região de Munique fundada em 2021 está disposta a virar referência em transporte marítimo.
O novo veículo da Kaebon é o EB Eins, uma lancha elétrica com capacidade para até quatro pessoas que é considerada a mais leve do mundo na categoria.
O motor da EB Eins.
Ao todo, ela pesa somente 89 kg, tendo a fibra de carbono como principal material de composição. O material é temperado a vácuo e preenchido por lâminas de espuma que combinam leveza com estabilidade e durabilidade.
Segundo a fabricante, é possível até carregar a lancha em cima de um carro de grande porte, como um SUV, como se fosse o transporte de um caiaque.
O próprio design da lancha é pensado para ela economizar ao máximo em energia, com formas angulares e um visual que não destoa tanto da água.
Outro ângulo da lancha de luxo.
Na encomenda, é possível escolher duas configurações para o EB Eins: um motor de popa Cruise 6.0, que se compara a um modelo de 9.9 hp, e o Cruise 12.0, com quase o triplo de desempenho por um preço mais salgado.
Em termos de durabilidade, é possível navegar em velocidade de cruzeiro por até 10 horas — mesmo tempo estimado para a recarga completa da bateria sem o uso de um carregador especial, vendido separadamente — ou durante 45 minutos com o máximo desempenho.
Disponibilidade
A EB Eins foi apresentada pela primeira vez durante um evento em janeiro de 2023 e já está disponível para compra.
A lancha pode ser até transportada sobre um veículo na estrada.
A lancha elétrica pode ser adquirida mediante encomenda por um valor entre €59,9 mil e €74,9 mil — respectivamente R$ 330 mil e R$ 412 mil, em conversão aproximada e direta de moeda, sem contar eventuais impostos.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.