Tesla ameaça processar bilionário que é contra direção automática

Por JORGE MARIN

29/08/2022 - 03:001 min de leitura

Tesla ameaça processar bilionário que é contra direção automática

Fonte:

Imagem de Tesla ameaça processar bilionário que é contra direção automática no tecmundo

A Tesla enviou um ultimato – uma carta de “cessar e desistir” – ao bilionário Dan O’Dowd, que tem realizado nos últimos dias uma campanha difamatória contra o Full Self-Driving Beta, o software que permite que o veículo elétrico dirija sozinho até um destino programado no seu sistema de navegação, sob supervisão do motorista.

O’Dowd é CEO da empresa Green Hills Software e mentor do chamado The Dawn Project, centrado exclusivamente em combater o “perigo” da “implantação imprudente por Elon Musk de carros autônomos inseguros em nossas estradas”.

Para ilustrar os objetivos de sua campanha contra a Tesla, o empresário de Nova Jersey patrocinou uma campanha publicitária nacional de TV, que exibe as imagens de um carro da montadora de Elon Musk atropelando um manequim de tamanho infantil em uma pista de testes fechada. O anúncio garante que o veículo usava o Full Self-Driving da marca de carros.

O que fez a Tesla?

De acordo com uma cópia obtida pelo The Washington Post e pela CNBC, a carta assinada pela Diretora Sênior e Conselheira Geral Adjunta da Tesla, Dinna Eskin, acusa diretamente Dan O’Dowd de “depreciar os interesses comerciais da Tesla e divulgar informações difamatórias ao público sobre as capacidades da tecnologia Full Self Driving (FSD) (Beta)”.

No item 2, a Tesla exige que o The Dawn Project remova “imediatamente” os vídeos “Test Track” de todas as mídias sociais, publique uma retratação pública, divulgue as fontes de financiamento para os testes e comerciais criados pelo The Dawn Project e informe se alguma agência reguladora endossou a metodologia ou resultados dos supostos testes.

Em seu fecho, a correspondência faz algumas ameaças veladas de possíveis ações legais, caso o bilionário e sua empresa não cumpram as exigências da Tesla. O'Dowd já adiantou que não cumprirá.


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


Veja também