Japonesas se unem para padronizar baterias de motos elétricas
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
13/04/2021 - 04:00•1 min de leitura
Imagem de Japonesas se unem para padronizar baterias de motos elétricas no tecmundo
Quatro das maiores montadoras do mercado automotivo japonês anunciaram uma parceria que pretende padronizar baterias removíveis e sistemas de substituição desses componentes em motos elétricas. As marcas envolvidas são Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha — parte de uma organização conhecida como Swappable Battery Consortium for Electric Motorcycles.
Segundo as envolvidas, o grupo chegou a um acordo para um padrão em motos elétricas que permitirá "o compartilhamento de baterias e pavimentará o caminho para maior adoção" desse meio de transporte no Japão. Caso cada fabricante tivesse um formato proprietário, isso não só poderia aumentar os custos de produção, mas também dificulta manutenção e fabricação em massa.
Honda e Yamaha já estavam próximas de um acordo ainda em 2020, mas só agora todas as envolvidas assinaram a aliança e concordaram em adotar as mesmas especificações técnicas. Isso também pode baratear o mercado de baterias no setor, já que mais companhias estão envolvidas e trocarão componentes entre si.
E agora?
O consórcio trabalha em conjunto com testes de campo chamados de e-Yan OSAKA, feitos em colaboração com um subcomitê do governo e a Universidade de Osaka, no Japão. A próxima etapa é a realização de testes conjuntos para confirmar que o padrão adotado funciona corretamente em modelos de todas as montadoras envolvidas.
Por enquanto, não há previsão de lançamento para as primeiras motos elétricas já com as baterias e os sistemas de troca padronizados.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.