Volkswagen planeja pelo menos 2 caminhonetes elétricas
31/03/2021 - 11:30•2 min de leitura
Fonte: Carscoop/Reprodução
Imagem de Volkswagen planeja pelo menos 2 caminhonetes elétricas no tecmundo
De olho no mercado de picapes elétricas, que terá muitas novidades nos próximos anos, como as aguardadas Tesla Cybertruck e GMC Hummer EV, a Volkswagen também revelou sua intenção de investir nesta concorrida categoria, com o lançamento de dois modelos exclusivamente nos Estados Unidos, a princípio.
Em entrevista ao podcast Autoline After Hours na última sexta-feira (26), o vice-presidente sênior de Marketing de Produto e Estratégia da VW Hein Schafer comentou brevemente sobre os planos da montadora alemã em relação às caminhonetes elétricas, dizendo que a marca deve desenvolver duas versões totalmente novas, sem fazer adaptações de modelos atuais.
O executivo não deu muitos detalhes sobre os futuros lançamentos, mas apontou que a ideia é aproveitar a plataforma MEB, utilizada para o desenvolvimento dos carros com zero emissão de poluentes ID.3 e ID.4, para a criação da nova linha, incluindo uma “caminhonete de tamanho médio ou talvez algo um pouco maior”.
Protótipo da picape Atlas Taroak apresentado pela VW em 2018.
As futuras picapes elétricas da Volkswagen ainda não têm data para estrear nos EUA, mas quando chegarem deverão competir com as já citadas Cybertruck e a versão elétrica do Hummer. Outras prováveis concorrentes serão a Rivian R1T e as versões totalmente eletrificadas da Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado, também com produção prevista para os próximos anos.
Eletrificando o portfólio
Os planos da montadora em relação aos carros elétricos são bastante ousados. Comprometida em investir na produção de modelos sustentáveis, a marca alemã quer que 70% das suas vendas no mercado europeu sejam de modelos sem motores a combustão até 2030. As metas para os EUA e a China são um pouco mais tímidas, de 50%, no mesmo período.
Para tanto, rumores indicam que a montadora irá lançar uma grande quantidade de novos modelos fabricados sobre a plataforma MEB até o final desta década, eletrificando a maior parte do seu portfólio.
Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.