Google Docs: saiba como colocar uma nota de rodapé no texto
Por Felipe Payão
11/04/2016 - 11:57•2 min de leitura
Imagem de Google Docs: saiba como colocar uma nota de rodapé no texto no tecmundo
Agora, vamos ensinar uma dica muito importante para estudantes e profissionais que precisam apresentar textos — seja na escola, na faculdade ou em alguma reunião: como colocar notas de rodapé.
As notas de rodapé são aquelas citações ou referências que você encontra no final da página. Sempre com fonte menor e divididas do texto, elas servem para aprofundar algum assunto descrito. Por exemplo, se você está falando sobre um smartphone X e marcar a palavra com uma nota, ao final da página você encontra mais informações sobre ele, como fabricante, sistema, data de fabricação etc.
Se você usa o Google Docs, uma das ótimas ferramentas de edição de texto online disponíveis por aí, é bem fácil fazer isso — e a própria plataforma ainda realiza as pesquisas para você adicionar como referência.
Caso ainda não saiba como fazer isso, siga os passos e veja como adicionar uma nota de rodapé não exige um conhecimento absurdo. Acompanhe:
Primeiro passo
Abra o texto no Google Docs. Agora, selecione uma palavra que você queira adicionar como nota de rodapé.
Segundo passo
Depois que você selecionar a palavra, vá em "Ferramentas", na barra acima, e escolha "Pesquisar" para iniciar o processo.
Terceiro passo
Assim que você clicar em pesquisar, uma barra lateral com mais informações da palavra vai ser aberta no lado direito do texto.
Caso encontre uma informação bacana e queira colocar como nota de rodapé, basta passar o mouse sobre o link que a opção "Citar" vai aparecer. Clique nela.
Quarto passo
Note que um número apareceu ao lado da palavra selecionada no texto. Veja na imagem o resultado:
Agora, no final da página, a nota de rodapé:
As notas de rodapé deixam um texto mais rico e ajudam a solucionar dúvidas de maneira mais fácil. Use e abuse desse recurso — e boa escrita!
Você usa o Google Docs? Comente no Fórum do TecMundo
Por Felipe Payão
Felipe Payão é jornalista. Cobre a editoria de cibersegurança com foco em cibercrime há oito anos e possui dois prêmios especializados: ESET América Latina e Comunique-se 2021.