XB-1 é o primeiro avião civil dos EUA a quebrar barreira do som; veja o voo
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
29/01/2025 - 15:45•2 min de leitura
A empresa norte-americana Boom Supersonic conseguiu um feito inédito na última terça-feira (28). O XB-1, jato experimental da startup, foi a primeira aeronave civil e de uma companhia independente feita nos Estados Unidos capaz de atingir e ultrapassar a barreira do som em um voo.
O XB-1 chegou a uma altitude de 35,2 mil pés (mais de 10,7 km em conversão direta de medidas) e atingiu a velocidade Mach 1.122, ou pouco mais de 1,2 mil km/h. Dessa forma, ele conseguiu quebrar a barreira do som pela primeira vez, feito repetido mais duas vezes durante o voo. O escolhido para o feito foi Tristan Brandenburg, chefe de pilotagem da empresa.
Curiosamente, a decolagem aconteceu em uma base no deserto do Mojave, na Califórnia, mesmo lugar em que o aviador Chuck Yeager quebrou a barreira do som pela primeira vez no ano de 1947. O feito foi todo registrado em vídeo, em uma transmissão ao vivo que foi possível graças a uma conexão direta com a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk.
O XB-1 começou a voar em março de 2024, ainda sob velocidades mais baixas. Ele tem uma estrutura pensada para quebrar a barreira do som, incluindo uma estrutura com compostos de fibra de carbono, um estabilizador digital um sistema de visão por Realidade Aumentada para aumentar a visibilidade do pouso.
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Além disso, todos os testes realizados com o jato são primeiro simulados digitalmente em todos os cenários possíveis, ajudando a otimizar o veículo antes da prova real. No clipe acima, que é a transmissão completa do teste, é possível ver a decolagem no minuto 49. Já a barreira do som é quebrada pela primeira vez com 1 hora e 1 minuto de vídeo.
Por que o voo do XB-1 foi tão importante?
Já comum entre aeronaves militares há bastante tempo, a avião supersônica que encurta ainda mais o período de viagens de longas distâncias é o sonho de muitas empresas para o futuro da aviação comercial. Essa indústria já chegou a existir, mas a baixa quantidade de aeronaves disponíveis e os muitos obstáculos adiaram o estabelecimento desse mercado.
O último avião comercial supersônico foi o Concorde, um projeto de governos europeus que foi "aposentado" em 2003. Porém, além de ser uma iniciativa governamental, ele também não podia voar no território dos EUA, que proibiu aeronaves dessa categoria em seu território.
A ideia da Boom é aplicar todas as tecnologias do XB-1 no Overture, um futuro avião supersônico comercial de transporte de carga ou até 64 passageiros. A fábrica desse modelo já está pronta e várias companhias aéreas já reservaram modelos para uso futuro, mas ainda é necessário que o órgão federal de aviação dos EUA reverta a atual suspensão para que o serviço comece a operar.
A startup não é a única de olho nesse mercado: a também norte-americana Lockheed Martin e a NASA recentemente testaram com sucesso a pós-combustão de uma aeronave que pode revolucionar a aviação supersônica ao conseguir quebrar a barreira de velocidade sem o tradicional estrondo gerado pelo fenômeno.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.