Causa e efeito: cientistas desenvolveram método para entender a causalidade

Por Lucas Vinicius Santos

04/11/2024 - 10:152 min de leitura

Causa e efeito: cientistas desenvolveram método para entender a causalidade

Fonte:  Getty Images 

Imagem de Causa e efeito: cientistas desenvolveram método para entender a causalidade no tecmundo

A relação de causa e efeito descreve como uma coisa influencia a outra. Por exemplo, se você estiver sentado em uma cadeira e alguém puxá-la com força, você vai cair. A causa da queda foi a puxada da cadeira, e a consequência foi você cair no chão, possivelmente com alguns arranhões. 

Um grupo de cientistas afirma ter desenvolvido o método SURD (Synergistic-Unique-Redundant Decomposition of causality) para entender melhor como funciona esse sistema de causalidade.

Em um estudo publicado na revista científica Nature Communications, a equipe de engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu uma técnica aplicável em diversos cenários, a fim de identificar variáveis potenciais em fenômenos de causa e efeito

Rastrear uma variável em situações de causalidade pode ser extremamente complexo, já que algumas podem gerar milhões de variáveis.

O método é um algoritmo que utiliza dados coletados ao longo do tempo para estimar o grau de influência das variáveis em uma situação específica. Por exemplo, dados sobre mudanças populacionais em diferentes espécies de animais marinhos podem ajudar a prever o número de sardinhas em uma determinada região.

“A importância do nosso método está na sua versatilidade entre disciplinas. Ele pode ser aplicado para entender melhor a evolução das espécies em um ecossistema, a comunicação de neurônios no cérebro e a interação de variáveis climatológicas entre regiões, para citar alguns exemplos”, disse o estudante de pós-graduação no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT, Álvaro Martínez-Sánchez.

Causa e efeito: variáveis

O método é um algoritmo que gera um ‘mapa de causalidade’ e vincula as possíveis variáveis de uma situação de causa e efeito.

Com esses cálculos, os cientistas conseguem determinar a natureza dessa relação e avaliar se uma reação pode ser influenciada por outra. Além disso, a técnica também estima o grau de incerteza do resultado, provavelmente causado por variáveis desconhecidas.

Quais são os resultados da relação de causa e efeito? Os cientistas estão tentando compreender as variáveis.Quais são os resultados da relação de causa e efeito? Os cientistas estão tentando compreender as variáveis.

O objetivo dos pesquisadores é aplicar o modelo na indústria aeroespacial para identificar características no design de aviões que ajudem a compreender melhor o consumo de combustível. Dessa forma, eles podem analisar as variáveis desse design e entender como estão relacionadas com a eficiência da aeronave.

Após mais testes, a equipe percebeu que o SURD realmente conseguiu identificar detalhes de variáveis que podem beneficiar o setor aeroespacial. Contudo, ainda é necessário aprofundar os estudos para compreender melhor o potencial de aplicação em outras áreas.

“Esperamos que, ao incorporar a causalidade em modelos, isso nos ajude a entender melhor a relação entre as variáveis de design de uma aeronave e como isso se relaciona com a eficiência. Parte do nosso método detecta se há algo faltando. Não sabemos o que está faltando, mas sabemos que precisamos incluir mais variáveis para explicar o que está acontecendo”, disse o professor Adrián Lozano-Durán, em um comunicado oficial.

Mantenha-se atualizado com mais estudos científicos como esse, aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender se, as ciências exatas são realmente difíceis de se aprender. Até próxima!


Por Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.


Veja também