Cientistas criam método para produzir hidrogênio a partir da água do mar
Por Ramalho Lima
30/03/2019 - 03:00•1 min de leitura
Imagem de Cientistas criam método para produzir hidrogênio a partir da água do mar no tecmundo
O hidrogênio se tornou bastante requisitado por servir como combustível para automóveis e não gerar dióxido de carbono, mantendo a pureza do ar. No entanto, sua produção exige água altamente purificada para que haja a separação de suas moléculas das do oxigênio.
Na Califórnia (EUA), os procedimentos tradicionais são inviáveis, visto que o estado sofre com falta de água mesmo para as necessidades básicas. Para solucionar o problema, pesquisadores da Universidade Stanford criaram um método em que utilizam a energia solar para produzir hidrogênio a partir da água do mar.
Fonte: Slashgear
Os cientistas separam a água em hidrogênio e oxigênio por meio da eletrólise. No fim do processo, duas partes são geradas: uma negativa (com hidrogênio) e outra positiva (com oxigênio). Porém, o cloreto presente na água do mar é carregado negativamente e acaba por corroer o final positivo, o que limita a vida útil do sistema.
No método criado em Stanford, os cientistas revestiram o anodo com camadas ricas em cargas negativas, o que repele o cloreto e retarda a degradação do metal. As camadas, feitas de um hidróxido de níquel-ferro sobre sulfeto de níquel, cobrem um núcleo de espuma de níquel que atua como condutor de eletricidade da fonte de energia. O níquel-hidróxido de ferro é o que gera eletrólise para separar oxigênio e hidrogênio.
Esse revestimento faz com que o nó dure mais de mil horas na água do mar. Sem ele, o nó começa a se decompor em 12 horas. Além disso, o novo procedimento gera 10 vezes mais eletricidade que sistemas semelhantes. Por enquanto, o método de Stanford não foi escalado para entrar em processo de fabricação, sendo apenas um conceito demonstrado em laboratório.
Por Ramalho Lima
Especialista em Redator
Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.