Exército dos EUA vai criar armas atualizáveis via software
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
18/02/2019 - 03:30•1 min de leitura
Fonte: Your Survival Guy
Imagem de Exército dos EUA vai criar armas atualizáveis via software no tecmundo
Após um anúncio oficial de projeto de protótipo, ocorrido no Arsenal Picatinny, em Nova Jersey, oficiais do Exército Americano revelaram à Task & Purpose que sua intenção é criar armas que possam ser atualizadas via software, especialmente o rifle que será o substituto do M4 e do M249.
O gerente do projeto encarregado de encomendar o novo rifle, o coronel Elliott Caggins, comparou seu desenvolvimento ao do primeiro iPhone, onde a Apple tinha várias tecnologias para incluir no dispositivo, mas que foi feito aos poucos, com o aprimoramento do software. A ideia é de que ele seja tão revolucionário para a indústria bélica quanto o iPhone foi para a de eletrônicos de consumo.
Fonte: National Interest
Para o coronel Caggins, o ideal é que a arma possa ser melhorada com o passar do tempo, recebendo atualizações à medida que novas tecnologias sejam disponibilizadas. Essa versatilidade se torna necessária, uma vez que o exército já possui centenas de recursos que podem (e devem) ser acrescentados à arma, sem que as funcionalidades antigas sejam totalmente removidas.
Alguns desses recursos diz respeito a uma mira dotada de um telêmetro com sensores a laser, que vão calcular a pressão atmosférica e a velocidade do vento, a fim de fornecer mais precisão. Um detalhe curioso do briefing enviado para as empresas interessadas na confecção é que a ideia é que a arma tenha um design "como se fosse feito por Steve Jobs".
O Exército Americano deve iniciar os testes com o novo rifle em meados de 2019, e deve começar a utilizá-lo no final de 2022.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.