Apple explica por que o novo MacBook Pro não tem tela sensível ao toque
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
14/11/2016 - 11:02•1 min de leitura
Imagem de Apple explica por que o novo MacBook Pro não tem tela sensível ao toque no tecmundo
Uma das críticas que a Apple recebeu por conta do novo MacBook Pro é que a inovação da Touch Bar não foi o suficiente — e que a tela deveria ser toda ela sensível ao toque. Só que a empresa discorda e o vice-presidente de marketing da marca, Phil Schiller, foi quem explicou o motivo.
De acordo com Schiller, um display multitoques no MacBook Pro no lugar da Touch Bar "não seria o suficiente" e acabaria dividindo de vez o uso dos MacBooks em relação aos iMacs. O executivo conta que o recurso foi testado internamente mais de uma vez, mas o instinto da equipe dizia para não aprová-lo e foi o que aconteceu.
Quanto ao uso dos conectores USB-C, Schiller também diz que a Apple estava "mais certa do que nunca" ao fazer a mudança, pois a tecnologia será muito difundida.
Um plano B?
Então a solução seria colocar tela sensível ao toque nos iMacs? Também não, pois isso seria um desastre para a usabilidade. "Você consegue imaginar um iMac de 27 polegadas em que você precisa levantar [o braço] em pleno ar para tentar tocar e fazer coisas?"
Além disso, com a tela sensível ao toque, todos os menus da tela inicial precisariam de um redesign para o uso dos dedos, arruinando a experiência para quem usa o mouse ou outros acessórios. "Você não pode otimizar para as duas coisas", conclui.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.