Ousadia: tecnologia da Microsoft quer levar Windows 10 a aparelhos Android
06/10/2015 - 05:21•2 min de leitura
Fonte: USPTO
Imagem de Ousadia: tecnologia da Microsoft quer levar Windows 10 a aparelhos Android no tecmundo
Depois da compra da Nokia e com o desenvolvimento da versão mobile do Windows 10, a Microsoft parece ter planos ousados para se reinventar nesse mercado – ou, pelo menos, mais ousados do que imaginávamos. A empresa já tinha mostrado interesse nos aparelhos Android, inicialmente por conta de uma parceria com a Xiaomi. Agora, uma patente surgida há alguns dias mostra que a companhia parece estar bem adiantada na tarefa de permitir que sua plataforma seja incluída – sem dificuldades – em celulares feitos para o sistema da Google.
Embora não haja nenhuma confirmação oficial por parte da Microsoft, o registro feito em março de 2014 e aprovado pelo USPTO no último dia 1º de outubro revela parte dos objetivos do projeto chamado “User Selectable Operating Systems” – algo como “Sistemas Operacionais Selecionáveis pelo Usuário”. Pelo que é possível conferir na documentação, a ideia é que uma ROM do Windows possa ser pré-instalada pelas fabricantes junto a diferentes versões do Android, trazendo o conceito de dual boot para o setor.
Com a tecnologia, esses softwares ficariam armazenados de uma forma compactada até que o consumidor ligasse o aparelho pela primeira vez. A partir daí, o usuário seria guiado pelo assistente de instalação, podendo escolher quais sistemas rodariam no produto – entre Windows e Android – e quais seriam deletados ao fim do processo para liberar espaço em disco. O recurso parece ser uma mão na roda para indecisos de plantão ou para simplesmente qualquer um que quer aproveitar as vantagens das duas plataformas – sem precisar comprar outro item.
A patente não deixa claro se a Microsoft já está em contato com as empresas que produzem esses dispositivos mobile, quais ROMs Android podem ser incluídas na brincadeira ou como o Windows 10 vai se comportar com uma gama tão variada de gadgets. Apesar disso, é interessante ver que a companhia está levando a “briga” para o terreno do inimigo, mostrando bastante confiança na robustez de sua nova plataforma mobile – nada estranho se levarmos em conta o sucesso do produto para desktops.
Para alguns, esse é um indício de que a dona do Windows pode começar a deixar de lado a fabricação de celulares – um mercado bastante disputado – para se focar apenas no desenvolvimento de sistemas operacionais para o segmento. Seja qual for a decisão do império capitaneado por Satya Nadella, não dá para negar que a estratégia é, no mínimo, uma ótima oportunidade de apresentar o software a um público bem mais amplo de usuários. E você, ficaria interessado em testar o Windows 10 com essa tecnologia?
Windows 10 no Android? Microsoft aposta em tecnologia que permite dual boot nos celulares. Comente sobre essa jogada da empresa no Fórum do TecMundo!