Dino Crisis, Duke Nukem e mais: 7 franquias icônicas que deveriam voltar em 2025
02/02/2025 - 14:00•3 min de leitura
Fonte: Steam
Tela capturada do jogo Dino Crisis
Todo ano que se inicia é o momento de sonharmos com o retorno de franquias que, em algum momento na história dos videogames, marcaram gerações. Elas variam desde sagas que atingiram recordes de venda, ou até mesmo outras que eram tidas como as principais de um determinado consoles.
E em um momento onde cada vez mais nos deparamos com a volta de clássicos em formato de remake, não custa sonhar com que essa mania chegue às nossas franquias favoritas. Hoje, o Voxel traz uma lista com sete delas que poderiam retornar em 2025.
Confira!
1. Dino Crisis
Entra ano e sai ano, e a expectativa dos fãs só aumenta em torno de um novo Dino Crisis. Os motivos são vários, a começar pelos recentes remakes de alguns capítulos de Resident Evil, que mudaram a famosa visão de câmera fixa, que também engloba o jogo de dinossauros, e traz uma visão em terceira pessoa. Além de gráficos remasterizados e outras novidades pontuais, como um DLC inédito para RE4.
E o que também animou os jogadores foi o anúncio de um novo jogo da franquia Onimusha, outra muito pedida pelos fãs, durante a The Game Awards 2024. E depois de muitos e muitos rumores, sem nenhum deles se concretizando, já passou da hora da Capcom olhar para esses milhões de fãs, e trazer Regina e seus dinossauros de volta.
2. Syphon Filter
Outra franquia que surgiu na era 32 bits foi Syphon Filter. Considerada por muitos como uma versão de Missão Impossível para o PlayStation, no game você controlava o agente Gabriel "Gabe" Logan em missões arriscadas, que envolviam desde o confronto direto contra seus inimigos, até formas furtivas de alcançar seus objetivos.
Entretanto, desde 2007 Syphon Filter não ganha um novo jogo. Curiosamente, os primeiros jogos eram vistos como inovadores, e, ao mesmo tempo, limitados por conta do hardware da época. Ou seja, com as tecnologias atuais, um novo jogo da saga poderia finalmente apresentar todos os recursos de uma maneira eficiente, com espaço para inovar em um gênero tão popular como o de ação.
3. Alex Kidd
Na era 8 Bits, Alex Kidd era tido como o grande mascote e “rival” de Mario na guerra entre SEGA e Nintendo. Entretanto, com a chegada de um certo ouriço azul, o orelhudinho da empresa acabou ficando de lado. Ele chegou a ganhar um novo jogo, já na era 16 Bits, mas foi deixado de lado e nunca mais ganhou um game inédito, apenas uma remasterização de sua primeira aventura, e que foi criada por fãs.
O personagem até fez algumas participações especiais em alguns jogos da SEGA, mas todas elas como um mero coadjuvante, sem qualquer protagonismo. Sendo assim, até hoje os fãs mais nostálgicos sonham com um retorno do personagem, principalmente aqueles que também estão saturados com o mesmo ouriço azul, que ao contrário de Alex Kidd, ganha pelo menos um novo jogo por ano.
4. Chrono
Uma das franquias mais famosas de RPG da Square Enix até hoje é lembrada com carinho pelos fãs do gênero. Enquanto Chrono Trigger, que foi lançado ainda na era 16 bits, ganhou diversos relançamentos, Chrono Cross, que chegou no PlayStation One, teve uma adaptação para o PC e outros consoles sem grandes novidades.
E em um período onde a empresa vem fazendo um enorme sucesso com o remake de Final Fantasy 7, por que não sonhar com um remake de um dos jogos da saga? Ou quem sabe até mesmo um capítulo inédito, seja no antigo formato de batalhas por turnos, ou até mesmo bebendo da fonte do atual cenário dos jogos de RPG com seus combates em tempo real.
5. Twisted Metal
O game que mistura corrida com elementos de combate, e uma boa dose de violência, chegou a ser uma das franquias mais importantes da Sony na era 32 Bits. Tamanha importância rendeu até uma série para a TV, e que ganhará uma segunda temporada em breve. Entretanto, o que os fãs mais querem até agora não aconteceu: um novo game da franquia.
O último jogo lançado foi em 2005, ainda no PlayStation 2. Ou seja, quase 20 anos sem que um novo capítulo seja lançado. E com o sucesso da série, por que não aproveitar hype e trazer de volta os carros mais temidos e perigosos do mundo dos games?
6. Duke Nukem
Duke Nukem foi uma das franquias FPS mais famosas dos anos 90. Ela ficou popularmente conhecida por seu enredo surreal, que misturava elementos de uma invasão alienígena, com ações um tanto polêmicas do seu protagonista, que incluíam interações com strippers e muitos palavrões.
O jogo chegou a ganhar uma versão em terceira pessoa para o PlayStation One e Nintendo 64, mas depois disso, apenas o relançamento do seu primeiro game 3D, com a inclusão de novas fases. E diante do sucesso dos jogos mais recentes de sua franquia “irmã”, Doom, por que não trazer o garanhão em uma versão em alta definição?
7. Half-Life
E por fim, temos aquele que é de longe o jogo não anunciado mais esperado da história: Half-Life 3. Faz décadas que rumores sobre o game surgem na internet, assim como a expectativa para um anúncio em qualquer evento de games. Mas a verdade é que, pelo menos até o momento, não há nada que confirme oficialmente o título.
E por que não sonhar com um remake do primeiro jogo, por exemplo. Se na época em que ele foi lançado, já era conhecido por ser um game a frente do tempo, imagine hoje em dia com as tecnologias atuais?
- Confira também: Nintendo processa supermercado pelo nome 'Super Mario' — e perde
E na sua opinião, qual franquia de sucesso deveria voltar em 2025? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Especialista em Redator
Jornalista especializado em games e tecnologia desde 2007, com passagens por TechTudo e Globo Esporte.com. Apresentador com passagens por Rádio Globo, SporTV e Canal Combate.
Veja também
Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.