Diretor de Baldur's Gate 3 compartilha 'receita' para ganhar o GOTY em discurso emocionante
Por Valdecir Emboava
13/12/2024 - 15:20•3 min de leitura
Fonte: TGA
Mais um ano se aproxima do fim com uma conclusão épica para a indústria. Foram muitos jogos de peso nos últimos 12 meses, que culminaram em uma noite de espetáculo no The Game Awards 2024. Revelações como The Witcher 4, um novo Okami com a volta triunfal de Hideki Kamiya (criador de Devil May Cry) na Capcom e tantas outras, foram responsáveis pelo hype da comunidade para os próximos anos.
No entanto, um dos momentos mais incríveis do Oscar dos games na noite da última quinta (12) foi o discurso emocionante de Swen Vincke, CEO da Larian Studios — desenvolvedora que levou o caneco de GOTY em 2023 com Baldur's Gate 3. Como de costume, o vencedor do ano anterior consagra o vencedor do ano seguinte.
Na verdade, também foi um ano bastante difícil para a indústria, que se viu em meio a inúmeros desligamentos e fechamentos de estúdios. Bom, ao revelar a suposta "fórmula para ganhar o GOTY" em seu discurso no palco do TGA, Vincke abordou essas demissões em massa de forma sutil, mas com muita classe.
Segundo o criador de Baldur's Gate 3, o segredo do sucesso é não "tratar seus desenvolvedores como números em uma planilha"
Antes de entregar o grande prêmio de Jogo do Ano para o Astrobot da Team Asobi, Vincke afirmou no palco que a receita do sucesso é criar um projeto com amor, sem a absurda necessidade que as grandes publishers têm em querer imprimir dinheiro — muito menos atingir metas de vendas arbitrárias ou temer serem demitidos caso a desenvolvedora não as alcançassem.
"O oráculo me disse que o Jogo do Ano de 2025 foi feito por um estúdio que encontrou a fórmula para chegar aqui no palco", disse Vincke. "É incrivelmente simples, mas de alguma forma continua se perdendo. Um estúdio faz um jogo porque quer criar um jogo que eles mesmos gostariam de jogar. Eles não o fizeram para aumentar participação de mercado. Não o fizeram para servir à marca. Não precisaram atingir metas de vendas arbitrárias ou temer serem demitidos caso não as alcançassem".
O executivo segue seu discurso com palavras fortes, afirmando que as grandes empresas de games não devem tratar seus desenvolvedores como "números em uma planilha".
"Além disso, as pessoas no comando proibiram que o jogo fosse preenchido com qualquer coisa cujo único propósito fosse aumentar a receita, sem contribuir para o design do jogo. Eles não trataram seus desenvolvedores como números em uma planilha. Não trataram seus jogadores como usuários a serem explorados", continuou Vincke.
"Eles sabiam que, se colocassem o jogo e a equipe em primeiro lugar, a receita viria naturalmente. Eles eram movidos por idealismo, queriam que os jogadores se divertissem e perceberam que, se os desenvolvedores não se divertissem, ninguém se divertiria", explicou o criador de Baldur's Gate 3.
"Eles entenderam o valor do respeito, que se tratassem bem seus desenvolvedores e jogadores, os mesmos os perdoariam quando as coisas não saíssem como planejado. Mas, acima de tudo, eles se importavam com seus jogos, porque amam jogos. É realmente simples assim", concluiu Vincke em seu épico discurso no The Game Awards 2024.
A ironia na vitória de Astro Bot
O grande vencedor do prêmio de jogo do ano foi Astro Bot, projeto da PlayStation produzido pela Team Asobi, do Japão. A vitória do game, inclusive, acaba marcando uma grande ironia para a empresa dona do PS5.
Enquanto o título da Sony que ganhou o GOTY foi produzido por um estúdio menor e que tratou Astro Bot como um projeto de paixão, a PlayStation também lidou com um grande fracasso em 2024. A gigante dos games fechou a Firewalk Studios, produtora que ficou anos desenvolvendo Concord, um multiplayer que teve orçamento milionário e estava sendo feito para ser "o jogo como serviço perfeito".
Resta agora esperar para ver os desdobramentos desta vitória, e do discurso de Vincke. Será que teremos uma valorização maior dos projetos single-player e feitos com amor pelos desenvolvedores nos próximos anos? O que achou do discurso emocionante para o vencedor de Jogo do Ano? Comente nas redes sociais do Voxel!
Por Valdecir Emboava
Especialista em Redator
Jornalista especializado no mercado de games com mais de sete anos de experiência. Perfil ENFP-T.
Veja também
Fontes
Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.