Ubisoft encerrará xDefiant e demitirá mais de 270 desenvolvedores
Por Valdecir Emboava
04/12/2024 - 11:16•2 min de leitura
Fonte: Ubisoft
Após meses de especulações, a Ubisoft confirmou, na última terça-feira (03), que está encerrando o suporte de XDefiant, um dos games de tiro em primeira pessoa do seu portfólio. A publisher francesa também decidiu encerrar as atividades dos seus estúdios em São Francisco, EUA, e Osaka, no Japão — além de reduzir o quadro de funcionários da filial de Sydney, na Austrália.
Com "a difícil decisão de interromper o desenvolvimento" de XDefiant, a partir de hoje novos downloads, registros de jogadores e compras não estarão mais disponíveis no shooter, disse Marie-Sophie de Waubert, chefe de estúdio da empresa. No entanto, a terceira temporada do game ainda será lançada e os servidores permanecerão ativos até o dia 3 de junho de 2025.
"Apesar de um começo encorajador, do trabalho apaixonado da equipe e de uma base de fãs comprometida, não conseguimos atrair e reter jogadores suficientes a longo prazo para competir no nível que almejamos no exigente mercado de FPS free-to-play", escreveu Waubert em publicação no site oficial.
"Como resultado, o jogo está muito longe de atingir os resultados necessários para permitir mais investimentos significativos, e estamos anunciando que o encerraremos", concluiu.
Mais de 270 funcionários podem perder seus empregos na Ubisoft
Tem sido um ano difícil para os profissionais da indústria de games, que teve inúmeros cortes e desligamentos em 2024. Com a nova decisão da Ubisoft, o cenário ficará ainda pior: aparentemente, mais de 270 funcionários perderão seus cargos em três filiais da empresa mundo afora.
Segundo Waubert, quase metade da equipe XDefiant no mundo todo fará a transição para outras funções dentro da Ubisoft. No entanto, 143 funcionários serão demitidos do estúdio de São Francisco, com 134 pessoas "provavelmente saindo" das filiais de Osaka e Sydney.
A primeira temporada de XDefiant foi lançada em julho, com a segunda chegando em setembro — no mesmo dia em que a Ubisoft anunciou o adiamento de Assassin's Creed Shadows para o ano que vem. Na ocasião, a publisher francesa também revelou um plano de estruturação após o fracasso comercial de Star Wars Outlaws.
- Leia também: Ações da Ubisoft despencam após adiamento de Assassin's Creed e fracasso de Star Wars Outlaws
Estava jogando XDefiant por aí? O que achou da decisão da Ubisoft? Comente nas redes sociais do Voxel!
Por Valdecir Emboava
Especialista em Redator
Jornalista especializado no mercado de games com mais de sete anos de experiência. Perfil ENFP-T.
Veja também
Fontes
Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.