7 Remasters e Remakes para 2022 e além

Por Rodrigo Estevam Barbosa

14/03/2022 - 04:304 min de leitura

7 Remasters e Remakes para 2022 e além

Fonte:

Imagem de 7 Remasters e Remakes para 2022 e além no tecmundo

Ao longo dos anos, o mundo dos videogames recebeu uma porção de títulos que fizeram história, seja em âmbito geral ou apenas pessoal, marcando a vida dos jogadores. 

Olhar para trás e lembrar do quão legal foi a experiência de curtir estes jogos no passado é sempre bom, mas às vezes a gente precisa de um pouco mais do que isso. Entram as remasterizações e as recriações!

Remasters e remakes para ficar de olho

No primeiro, revisitamos os games em uma versão remasterizada que geralmente tem novas e melhoradas texturas e efeitos sonoros, e às vezes até mesmo controles aprimorados. Afinal, nem todo controle e jogabilidade são atemporais...

Já no segundo, recebemos uma versão refeita do zero, atualizando os jogos com gameplay, esquema de controles etc. condizentes com os dias atuais. A seguir, listamos sete remakes e remasters (e uma menção honrosa) imperdíveis, que devem chegar às lojas a partir deste ano!

Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp

Compilando os dois primeiros jogos, lançados para o Game Boy Advance, Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp é uma nova versão dos dois clássicos "completamente reimaginados e refeitos", nas palavras da própria Nintendo.

O game terá gráficos renovados, refeitos totalmente do zero, com gameplay trazendo um visual 3D enquanto o desenvolvimento da história e outras partes da aventura continuam em 2D, mantendo a fidelidade visual da série. Esperado originalmente para dezembro de 2021, o jogo foi adiado e estava agendado para chegar em abril deste ano. Por causa da recente guerra entre Rússia e Ucrânia, porém, a Nintendo optou por adiar o título novamente, desta vez sem oferecer uma nova data de lançamento.

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition

A nova versão remasterizada de Chrono Cross já está a caminho, chegando no dia 7 de abril deste ano para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam) com novos modelos de personagens em alta resolução e mais uma porção de novidades.

Por exemplo, a remasterização trará a possibilidade de ligar ou desligar o encontro de combate com inimigos, melhorias nas batalhas (incluindo batalhas automáticas) e a opção de alternar entre o visual repaginado e o original. Além disso, o jogo trará ainda a aventura Radical Dreamers, nunca antes lançada no ocidente, que faz a conexão entre Chrono Cross e o clássico Chrono Trigger.

Dead Space Remake

Utilizando boa parte dos designs do jogo original, mas adicionando toques atualizados como iluminação e Ray Tracing para tornar tudo mais realista, Dead Space Remake está em produção — mas ainda não recebeu uma previsão de lançamento.

Na nova versão do game, que terá versões para PS5, Xbox Series X|S e PC, jogadores poderão utilizar diferentes itens do arsenal para causar variadas formas de dano aos adversários, tudo regado a muito sangue e gore. Ainda que não saibamos muito sobre a recriação do título original, novidades serão reveladas no dia 11 de março, quando o time de desenvolvimento vai falar um pouco mais sobre o papel do som no remake.

Dragon Quest III HD-2D Remake

Revelado no aniversário de 35 anos da franquia, Dragon Quest III HD-2D Remake está chegando com gráficos repaginados. Assumindo visual muito similar ao de Octopath Traveler — no que parece ser uma nova tendência muito bem-vinda —, o game será uma mescla de 2D em alta resolução com elementos em três dimensões.

Outra mudança clara que pode ser vista no trailer acima (em japonês) é que agora, durante as batalhas, podemos ver o time de heróis de costas durante a seleção de ações no turno do jogador. Infelizmente, para a tristeza dos fãs, o título segue sem previsão de lançamento e também ainda não foram divulgadas as plataformas para as quais será lançado.

Live A Live

Mesmo que nunca tenha sido localizado para fora do Japão, o título original foi lançado em 1994 para o Super Famicom (o que equivalente japonês do Super Nintendo). Pegando todo mundo de surpresa, a Big N anunciou a chegada do jogo para Switch no dia 22 de julho de 2022 com gráficos 2D-HD, similares aos vistos em Octopath Traveler e, mais recentemente, em Triangle Strategy.

Em Live A Live, jogadores terão de visitar diversas eras diferentes da história da humanidade, do passado longínquo ao futuro, participando de muitos confrontos  e participar de vários confrontos no melhor estilo JRPG. 

Prince of Persia: The Sands of Time Remake

Anunciada em 2019, a recriação de Prince of Persia: The Sands of Time é um daqueles casos em que o jogo é revelado e parece que nunca vai sair. Com recepção bem fraca por parte da crítica e dos fãs, o jogo já foi adiado duas vezes — esta última tendo acontecido em outubro do ano passado.

Pouco se sabe sobre esta nova versão do clássico da Ubisoft. Lançado originalmente em 2003, o jogo foi muito bem recebido pela crítica especializada, recebendo nota 92 nas versões para PS2, Xbox e Game Cube; e nota 89 na versão para PC. Além disso, o título foi nomeado Jogo do Ano na E3 2003, além de ter recebido diversas nomeações e prêmios por excelência — e uma adaptação cinematográfica que infelizmente não agradou tanto quanto o material original.

Splinter Cell Remake

Confirmado em dezembro do ano passado, Splinter Cell Remake está sendo desenvolvido pela Ubisoft Toronto e deve recontar a história do primeiro jogo da série — desta vez utilizando a nova versão da Snowdrop Engine (a mesma usada em The Division). A intenção da equipe ao recriar o clássico é de modernizar o jogo de 2002, com controles e visual atualizados para o padrão visto nos games mais atuais.

O time, porém, pretende se manter fiel ao original: o remake terá estrutura linear, baseada em stealth, mantendo também a temática vistas quando o jogo foi lançado 20 anos atrás. Como ainda está em fase inicial de desenvolvimento (com a Ubi ainda procurando mais profissionais para trabalhar no projeto), é provável que ainda demore um tantinho para vermos a nova versão do primeiro Splinter Cell chegando às lojas.

Menção honrosa: Resident Evil 4 Remake

Deixemos rapidamente de lado as versões HD e VR e vamos ao que interessa: embora ainda não esteja oficialmente confirmado pela Capcom, um remake de Resident Evil 4 provavelmente está em produção. Afinal, já recebemos novas edições recontando a história dos três primeiros títulos numerados da série sobre zumbis e armas biológicas da produtora japonesa — então uma versão completamente atualizada e repaginada da aventura de Leon contra a ameaça das Plagas é mais do que esperada.

Ainda que não conte com a participação de Shinji Mikami, o criador da franquia e a mente por trás das melhorias vistas no quarto título numerado, o remake de RE4 tem a benção do mestre, que espera que a Capcom consiga melhorar ainda mais o clássico. E é bem provável que vejamos um recriação do game, já que diversos rumores indicam que o desenvolvimento do remake do título está de volta às mãos da produtora.

E você, está esperando impacientemente por alguma remasterização? Tem algum remake que você já não aguenta mais esperar? Diz aí nos comentários!


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de tecnologia, games e entretenimento desde 2011. Tem passagem por diversos portais online, além de ter atuado em conceituadas revistas digitais e impressas.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.