Como automatizar backups no Windows com o EaseUS Todo Backup
Por Allan Valin
19/05/2015 - 04:51•2 min de leitura
Imagem de #minitutorial: Como automatizar backups no Windows no tecmundo
Quando você trabalha em determinado computador, praticamente todos os arquivos armazenados nele acabam tendo grande importância, sendo interessante mantê-los a salvo de imprevistos sempre que possível. Dessa forma, é imprescindível realizar backups constantes, já que você nunca sabe quando um acidente vai apagar uma pasta importante, ou um programa vai instalar um vírus junto, por exemplo.
Vários programas com a função de backup existem e você pode usar diferentes alternativas para utilizar o mesmo recurso. Neste tutorial, vamos usar o EaseUS Todo Backup, o qual você pode baixar clicando aqui. Embora ele conte com uma versão paga, existe também uma em que não é preciso investir nada para usar – a diferença entre elas são recursos adicionais na paga, pois ambas possuem o recurso completo de backup.
- 1. Depois de instalado, você vai iniciar o programa normalmente. Contudo, ele sempre vai pedir a inserção da chave de ativação da versão paga. Basta clicar em “Depois” para pular essa janela;
- 2. Na janela principal, escolha uma das opções de backup que mais condiz com as suas necessidades;
- 3. Independente de qual você pegar, o canto inferior esquerdo vai mostrar a opção “Horário”, a partir da qual é possível configurar a automatização do backup escolhido;
- 4. Existem diferentes tipos de recorrência dos backups, escolha o mais adequado para a sua situação;
- 5. Para realizar apenas um, é preciso definir dia e horário para a tarefa;
- 6. Em “Diário”, você define a hora, ou intervalo, em que o backup deve ocorrer;
- 7. A opção “Semanal” permite definir em quais dias realizá-lo;
- 8. Por fim, em “Mensal”, é possível definir apenas alguns dias específicos para criar as cópias de segurança.
A parte inferior de todas as alternativas de backup apresentam configurações similares, sendo necessário também definir o quanto a tarefa será completa – o que afeta bastante a velocidade da sua realização. Além disso, você tem a opção de “acordar” o computador, no caso de estar hibernando, assim como indicar as suas credenciais de logon no sistema operacional – caso o seu usuário seja protegido por senha.