Tim Cook: Nokia foi vendida porque não inovou e "não inovar é morrer"
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
19/09/2013 - 05:46•1 min de leitura
Imagem de Tim Cook: Nokia foi vendida porque não inovou e "não inovar é morrer" no site TecMundo
(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
Em uma entrevista para o site Businessweek, o CEO da Apple, Tim Cook, comentou diversos assuntos, incluindo a venda da divisão de celulares da Nokia para a Microsoft e em que isso afeta a própria companhia.
"Todo mundo tenta adotar as estratégias da Apple. Nós não procuramos validações externas das nossas ideias, mas acho que isso sugere que há muitas cópias disso, e que as pessoas reconheceram nossa importância", explica Cook, justificando o porquê da aquisição da rival.
O executivo ainda esnobou do Windows Phone – e continua apostando na base de fãs na guerra pelo mercado mobile. “Acho que hoje em dia é um mundo de dois sistemas operacionais móveis, mais do que era antes. Quando você olha para itens como satisfação do cliente, você vê o espaço entre Android e iOS crescendo”, diz.
Cook ainda foi direto ao sugerir qual foi a causa da queda da empresa. "Sou velho o suficiente para me lembrar de quando a Nokia tinha margens de lucro de 25% e não tinha como ela perder a liderança. Acho que isso é um lembrete a todos do mundo dos negócios de que você precisa continuar inovando, e que não inovar é morrer", conclui o CEO.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.