SpaceX faz decolagem histórica no Complexo 39A da NASA
20/02/2017 - 03:37•2 min de leitura
Após um pequeno atraso de última hora, a SpaceX realizou no último domingo (19) uma decolagem histórica no Complexo 39 A da NASA. O local, que não era usado desde 2011, ficou conhecido por sua relação com diversas missões, incluindo a Apollo 11 — o último veículo da agência espacial a usar a base foi a Atlantis.
O que torna o feito da SpaceX um marco histórico é tanto o fato de ela ser a primeira empresa privada a usar o local quanto esse ter sido o décimo voo bem-sucedido realizado por ela. A cápsula Dragon presente no foguete usado pela organização está levando à Estação Espacial Internacional um módulo especial conhecido como “Raven” cuja missão é testar tecnologias de recuperação autônomas no ambiente espacial.
O uso do Complexo 39A deve ajudar a companhia a cumprir seu objetivo de realizar lançamentos com intervalos de 2 a 3 semanas. Atualmente a empresa está “correndo atrás do tempo perdido” após seu itinerário ser atrasado graças à explosão de um de seus foguetes ocorrida em setembro do ano passado.
Mais um pouso bem-sucedido
Também no último domingo (19), a SpaceX realizou seu terceiro pouso bem-sucedido de um foguete Falcon 9 em uma plataforma da empresa no Cabo Canaveral, na costa do estado norte-americano da Flórida, sendo esta a primeira vez que algo do tipo ocorre durante o dia.
O momento foi capturado por drones da empresa e por personalidades como o próprio Elon Musk, que publicou uma gravação em seu perfil do Instagram. Atualmente, a organização tem em sua posse oito foguetes Falcon 9 que fizeram pousos bem-sucedidos, o que deve aumentar a confiança de investidores de que o futuro prometido por ela realmente vai se tornar realidade.
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.