Novo agente de IA é 'como um super-herói', diz CEO da OpenAI

Por Felipe Vidal

03/02/2025 - 16:302 min de leitura

Novo agente de IA é 'como um super-herói', diz CEO da OpenAI

Nesta segunda-feira (03), a OpenAI anunciou um novo agente de IA chamado Pesquisa Profunda para realizar tarefas que levariam horas em poucos minutos. A novidade é integrada ao chatbot da empresa e recebeu diversos elogios do CEO da empresa, Sam Altman, que descreve o recurso como um “super-herói”.

Chamada em inglês de Deep Research, o recurso utiliza o modelo de IA racional da empresa, o3, para compilar e apresentar os dados. A tecnologia, segundo Altman, é de certa forma lenta e utiliza muita computação para apresentar os resultados, mas é o primeiro sistema de inteligência artificial capaz de realizar “uma variedade tão grande de tarefas complexas e valiosas”.

Assim como a empresa detalha em seu site, a Pesquisa Profunda consegue pesquisar, analisar e sintetizar atividades complexas, como arquivos em PDF, destrinchar planilhas, imagens, etc. Como aponta o CEO, a tecnologia “usa a internet, faz uma pesquisa complexa e racional, e te entrega um relatório”.

 

 

Pesquisa Profunda pode alucinar

Por mais que seja aparentemente impressionante e um tipo de “especialista”, segundo Sam Altman, esse agente de IA pode ter problemas. Similar a super-heróis que se tornam vilões, a Pesquisa Profunda tende mais a alucinar e gerar respostas imprecisas em determinadas ocasiões, como diferenciar rumores de fatos concretos.

Como já era algo esperado, a nova tecnologia da OpenAI está disponível somente nos planos pagos da empresa. A IA pode ser usada pelos usuários com planos Pro de US$ 200 (Cerca de R$ 1.150), e nas modalidades Plus e Team com até 100 pesquisas disponíveis nessas assinaturas.

Apesar de muito interessante, a Pesquisa Profunda parece algo muito mais destinado aos profissionais do que realmente ao público geral. Ainda assim, pode ser interessante caso você trabalhe com um grande fluxo de dados e precise agilizar o trabalho. 
 

Veja também