Windows 11 testa nova bandeja e gesto inéditos para compartilhamento de arquivos
27/01/2025 - 17:00•2 min de leitura
Fonte: Microsoft/Divulgação
(Fonte: Microsoft/Divulgação)
A Microsoft experimenta um novo método para compartilhamento de arquivos no Windows 11. Dentro da versão Beta do sistema operacional, foi encontrado um novo gesto “arrasta e solta” para enviar arquivos por outros apps. As informações são do vazador phantomofearth (@phantomofearth no X, ex-Twitter).
A função foi apelidada como “Drag Tray” (ou “Bandeja arrastável”, em tradução livre). A seção é exibida no topo da tela ao clicar e segurar sobre um arquivo no Explorador de Arquivos do Windows.
Quando expandida, a bandeja inédita mostra algumas opções de aplicativos para compartilhar o arquivo, então basta soltar o conteúdo sobre um deles. No vídeo compartilhado no X, os programas exibidos são Vincular ao Celular, Outlook, Mail e “Mais opções”.
Ao soltar o clique sobre o botão “Mais opções”, o Windows evoca a janela de compartilhamento tradicional. Não está claro se os atalhos exibidos na Drag Tray são fixos, manualmente personalizados ou baseados nos hábitos do usuário.
Segundo o informante, a função está presente no Windows 11 na Build 22635.4805. A atualização começou a ser distribuída na sexta-feira (24) para todos os testadores inscritos no Canal Beta do programa Windows Insider.
Nova bandeja de compartilhamento do Windows
Porém, diferente de outras funções experimentais, a bandeja de compartilhamento está oculta e precisa ser habilitada manualmente através do app ViVeTool. O código para ativação da ferramenta é /enable /id:45624564,53397005. É necessário reiniciar o computador para aplicar as mudanças.
A nova bandeja de compartilhamento torna o processo de envio de arquivos significativamente mais intuitivo no Windows, principalmente na interação com o Vincular ao Celular. A função deve ser ainda mais útil se permitir atalhos personalizados pelo usuário, assim permitindo escolher quais apps devem estar ao alcance do gesto “arrasta e solta” para compartilhar documentos.
Por enquanto, não há previsão para o lançamento público da bandeja de compartilhamento. A ferramenta ainda deve passar por refinamentos e melhorias até a liberação definitiva, então resta esperar pelas futuras atualizações do sistema.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.