Pacotão de novidades chega ao ecossistema Android; confira
06/12/2024 - 16:50•2 min de leitura
Fonte: GettyImages
O Google anunciou a chegada de um pacotão de novidades para o ecossistema Android na quinta-feira (5). Os novos recursos incluem adições em acessibilidade, mais figurinhas no Emoji Kitchen do Gboard e integração entre o assistente virtual e o Spotify.
A primeira das adições é a integração entre o Spotify e o Gemini. Agora, você pode pedir para que o assistente reproduza músicas disponíveis na plataforma de streaming, assim como fazia no Google Assistente.
O assistente virtual com IA generativa também ganhou suporte para a extensão "Utilitários". A estrutura expande as possibilidades de ações que o modelo pode executar, como fazer chamadas, enviar e-mails e alterar preferências de recarga do celular.
Dentre as novas capacidades do Gemini, está a união com o Maps. O assistente se tornou capaz de consultar o mapa para apresentar sugestões de lugares para ir de acordo com sua solicitação.
Por fim, o Google destacou a disponibilidade do gerador de imagens do Gemini. Assim como em outros assistentes, você pode descrever uma imagem usando texto e conferir o resultado gerado pelo modelo em diferentes estilos.
Criar figurinhas com Emoji Kitchen
O Gboard oferece uma quantidade quase infinita de combinações de emojis com o Emoji Kitchen. Agora, essa lista é ainda maior, incluindo mais combinações de figurinhas.
O teclado virtual do Google também incorporou o Clearflow, um novo modelo de digitação deslizante otimizado para oferecer velocidade e precisão.
Aprimoramento de documentos do Google Drive
Você pode usar o Google Drive para aprimorar a legibilidade de documentos. O aplicativo foi aprimorado com ferramentas para remover sombras, aprimorar resolução, ajustar contraste e balanço de branco para tornar o documento o mais visível possível.
Outra adição interessante é poder compartilhar fotos usando QR Code no Quick Share.
Melhorias em acessibilidade
As legendas geradas automaticamente pelo Android agora captam e descrevem a emoção do interlocutor. A ferramenta interpreta intensidade e o tom da fala, considerando o volume e a expressividade, para oferecer uma transcrição mais rica em conteúdo.
Neste caso, a função está disponível exclusivamente para dispositivos selecionados rodando Android 14 (ou mais recente). As transcrições só funcionam em diálogos em inglês dos Estados Unidos.
O Google não mencionou a data de lançamento das novidades. Porém, para garantir que os recursos cheguem ao seu dispositivo, vale conferir se há atualizações pendentes para os apps da empresa na Play Store.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.