Finalmente! Google Fotos agora permite apagar backup sem excluir arquivos do celular

Por Felipe Vitor Vidal Neri

05/12/2024 - 17:201 min de leitura

Finalmente! Google Fotos agora permite apagar backup sem excluir arquivos do celular

Fonte: Google

Por mais que o Google Fotos tenha boas integrações com o Drive e sempre ofereça um leque de opções diversificado, o backup pode ser bem problemático. Contudo, o Google lançou na última quarta-feira (04) a opção “Undo device backup”, ou seja, uma forma de realizar o backup de conteúdos na nuvem sem apagá-los no dispositivo.

Em uma descrição rápida, a ferramenta permite que o usuário realize o backup automático gerado pelo Google Fotos para vídeos e imagens na nuvem, sem afetar o aparelho. No método tradicional, ao realizar esse processo, o aplicativo exclui tanto o backup salvo, quanto o conteúdo original armazenado localmente no dispositivo.

Para contornar a situação, os usuários necessitavam usar alguns truques para não perder seus preciosos arquivos. Após anos, parece que a companhia de Mountain View finalmente entendeu que as pessoas querem mais dinamismo ao utilizar o Google Fotos sem precisar desativar o backup automático.

Opção de exclusão do backup em nuvem deve facilitar a vida dos usuários (Imagem: Google)
Opção de exclusão do backup em nuvem deve facilitar a vida dos usuários (Imagem: Google)

Como desfazer o backup no dispositivo?

Para utilizar a opção Undo device backup, basta seguir alguns passos simples. Primeiro, abra o Google Fotos e clique no botão de perfil no canto superior direito. Lá, localize a opção de Backup e procure a função Undo device backup (desfazer backup no dispositivo). Clique na opção correspondente e confirme a ação, que eliminará o backup do armazenamento na nuvem.

Essa é uma funcionalidade solicitada pela comunidade há um bom tempo e chegou a ser vazada pelo site Android Authority ainda em junho deste ano, em fase de testes. 

Nos testes realizados pelo TecMundo, a opção ainda não estava disponível para uso. É provável que a funcionalidade seja liberada gradualmente aos usuários. Para receber a novidade, se lembre de manter o app do Google Fotos atualizado.


Por Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.


Veja também