Chrome vai usar IA para ajudar a ver se uma loja é confiável ou não

Por Igor Almenara Carneiro

02/12/2024 - 12:571 min de leitura

Chrome vai usar IA para ajudar a ver se uma loja é confiável ou não

Fonte: @Leopeva64/X

O Google Chrome vai usar IA para fornecer resumos rápidos de avalições de lojas e sites visitados na web. A função puxa informações de plataformas independentes e, por enquanto, está em desenvolvimento.

Segundo o informante conhecido como Leopeva64 (@Leopeva64, no X), a função se chama "Store reviews" ("Avaliações da loja", em tradução livre). Quando disponível, o recurso oferece "um resumo de análises de sites independentes" como Trust Pilot, ScamAdvisor e outros.

Para acioná-lo, o usuário deve tocar no ícone "Ajustes" ao lado do endereço URL da página — mesma área em que se ajusta preferência de cookies, notificações e configurações do site. Por enquanto, porém, o recurso não funciona como deveria, então não são exibidas informações.

O Chrome vai oferecer um resumo de análises sobre um determinado site ou loja online. (Fonte: @Leopeva64/X)
O Chrome vai oferecer um resumo de análises sobre um determinado site ou loja online. (Fonte: @Leopeva64/X)

De acordo com o desenvolvedor, a função também terá um botão para abrir um painel lateral com todas as análises disponíveis. Assim, o usuário pode conferir mais detalhes sobre as reviews fornecidas pela comunidade.

Recurso ainda em desenvolvimento

A novidade ainda não está disponível nem para testadores, mas certamente eles serão os primeiros a experimentá-la. O recurso deve chegar primeiro à versão Chrome Canary, uma das edições mais instáveis do navegador.

Por se tratar de uma adição sensível à localização do usuário, dada a relevância das plataformas de avaliações para um determinado mercado, é possível que o recurso seja restrito para regiões específicas — tal como acontece com o monitor de preços do Chrome. Sendo assim, a disponibilidade da função no Brasil é incerta.

 


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também