Microsoft se prepara para lançar marca "Windows Intelligence"

Por Igor Almenara Carneiro

12/11/2024 - 14:302 min de leitura

Microsoft se prepara para lançar marca "Windows Intelligence"

Fonte: Windows Latest/Reprodução

O nome "Windows Intelligence" para as ferramentas de inteligência artificial generativa está mais perto de se tornar realidade. Em uma versão de testes do sistema, foi encontrada uma seção dedicada ao controle de funções com IA que, futuramente, deve apresentar a nova marca da Microsoft.

A descoberta foi divulgada pelo informante conhecido como Albacore (@thebookisclosed, no X). O achado foi uma página dedicada ao gerenciamento de funções com IA dentro do menu de configurações do sistema.

No print divulgado pelo vazador, os nomes das ferramentas não estão visíveis. Contudo, o site Windows Latest conseguiu ativar os títulos de cada funcionalidade, mas o nome "Windows Intelligence" ainda não está presente.

A seção do menu de configurações vai permitir ajustar as preferências sobre os recursos de IA generativa do Windows Intelligence. (Fonte: Windows Latest/Reprodução)
A seção do menu de configurações vai permitir ajustar as preferências sobre os recursos de IA generativa do Windows Intelligence. (Fonte: Windows Latest/Reprodução)

No lugar, foi encontrado o nome provisório "IA Generativa" nas funções disponíveis na seção. O site ressalta, porém, que o título será alterado em uma futura atualização.

A partir desse menu, usuários poderão controlar as preferências de privacidade para ferramentas com IA generativa. Será nessa tela que poderão ativar/desativar o acesso de apps a ferramentas inteligentes do Windows, por exemplo.

Windows Intelligence deve ser nova marca da Microsoft

Tal como a nomenclatura "Apple Intelligence", o nome "Windows Intelligence" deve servir como "guarda-chuva" para todas as funções com IA do Windows 11 — Recall e Copilot, por exemplo. O novo nome não deve substituir a marca "Copilot", mas deve complementá-la.

Até agora, porém, as referências ao nome "Windows Intelligence" são escassas. A primeira aparição do apelido surgiu em arquivos ocultos do sistema operacional.

Por se tratar de um rumor, não há nem mesmo a confirmação de que a Microsoft adotará o nome "Windows Intelligence" — embora os rumores estejam cada vez mais fortes. De toda forma, a Microsoft deve dar grande destaque para a inauguração da nova marca.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também