Não curtiu? Saiba se é possível desativar a Meta AI do WhatsApp

Por André Luiz Dias Gonçalves

24/10/2024 - 09:553 min de leitura

Não curtiu? Saiba se é possível desativar a Meta AI do WhatsApp

Fonte:  Carlos Palmeira/TecMundo 

Imagem de Não curtiu? Saiba se é possível desativar a Meta AI do WhatsApp no tecmundo

Após ser lançada em vários países, a Meta AI chegou aos aplicativos da gigante da tecnologia no Brasil, no último dia 9, e já está disponível para uma grande quantidade de usuários. Uma das plataformas que recebeu a inteligência artificial generativa foi o WhatsApp.

Rival de chatbots inteligentes como Gemini, ChatGPT e Copilot, a nova IA da Meta aparece como um assistente virtual integrado ao app de mensagens. De acordo com a empresa, a ideia é possibilitar a realização de pesquisas e outras tarefas sem sair do mensageiro.

A Meta AI pode gerar fotos a partir de textos. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)A Meta AI pode gerar fotos a partir de textos. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Alimentada pelo modelo de linguagem Llama 3.2, a Meta AI está disponível por meio de um ícone nas cores azul e roxa que aparece na tela inicial do app, inclusive na versão para desktop — como o lançamento é gradual, nem todos receberam a atualização de imediato. Basta pressioná-lo e concordar com os termos de uso.

Em seguida, será aberta uma nova tela de bate-papo, onde a conversa com o bot acontecerá. A tecnologia também pode ser acessada na barra de pesquisa e em qualquer chat no WhatsApp, digitando o comando “@MetaAI”.

O que a Meta AI faz?

A IA generativa tem várias capacidades. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)A IA generativa tem várias capacidades. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

A nova inteligência artificial integrada ao WhatsApp pode ser usada para diversas tarefas, como pesquisas na web. Você pode perguntar a ela sobre algo que tem curiosidade, pedir recomendações de viagens para as férias, dicas de receitas, notícias atualizadas, explicações sobre conceitos etc.

O bot também é capaz de fazer revisões ortográficas, reescrever textos seguindo estilos diferentes e traduções em diversos idiomas. Neste último caso, o usuário pode fotografar um cardápio em inglês e solicitar à IA que traduza para o português.

Como ela consegue analisar imagens, você também pode pedir à Meta AI que apresente recomendações de cuidados para uma planta fotografada, por exemplo. Ainda nas fotos, a tecnologia adiciona, remove e altera pessoas e objetos nelas e possui a capacidade de criar imagens a partir de descrições textuais.

É possível desativar a Meta AI do WhatsApp?

É possível limitar a presença do bot no mensageiro, mas não removê-lo por completo.É possível limitar a presença do bot no mensageiro, mas não removê-lo por completo.

Apesar da praticidade, a Meta AI pode não agradar a todos. Algumas pessoas citam preocupações em relação à privacidade, incômodo com a presença de mais um ícone no mensageiro ou simplesmente não querem usar a ferramenta por outros motivos.

Está entre as pessoas que não têm interesse no recurso? É importante saber que, no momento, não é possível desativar a Meta AI do WhatsApp nem dos demais apps da gigante da tecnologia, como Facebook, Messenger e Instagram, porém há algumas maneiras de limitar a presença do bot no aplicativo.

Alternativas para limitar a Meta IA no WhatsApp

A Meta AI também está no app do WhatsApp para PC.A Meta AI também está no app do WhatsApp para PC.

Uma maneira bem simples de “remover” a Meta AI do WhatsApp é arquivar ou excluir o bate-papo com o chatbot, assim como acontece com qualquer conversa na plataforma. Faça o seguinte:

  • Android: pressione e segure a conversa com o bot e toque na seta para baixo, se quiser arquivá-la, ou no ícone da lixeira para excluí-la;
  • iOS: selecione o chat com a Meta AI e deslize para a esquerda, tocando em “Arquivar”, ou escolha a opção “Apagar” para a exclusão da conversa.

Também dá para ocultar o ícone da tecnologia no app, desativando a opção “Mostrar botão Meta AI” no menu “Conversas”, dentro das configurações do mensageiro. Esta última opção pode não estar disponível para todos.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também