IA da Apple está dois anos atrás da concorrência, diz estudo da empresa

Por Igor Almenara Carneiro

21/10/2024 - 11:452 min de leitura

IA da Apple está dois anos atrás da concorrência, diz estudo da empresa

Fonte:  GettyImages 

Imagem de IA da Apple está dois anos atrás da concorrência, diz estudo da empresa no tecmundo

As tecnologias de inteligência artificial da Apple estão anos atrás dos concorrentes, segundo estudo realizado pela empresa e relatado pelo analista do Bloomberg, Mark Gurman. O ChatGPT tende a ser 25% mais preciso do que a Siri, sendo capaz de responder 30% mais perguntas, apontam análises internas da Maçã.

O Apple Intelligence foi anunciado na WWDC 2024, mas até hoje não foi lançada de forma definitiva. O pacotão de ferramentas fará a primeira aparição no iOS 18.1, atualização que vai ser liberada na semana que vem.

Contudo, as primeiras funções do Apple Intelligence são bem mornas: neste primeiro momento, usuários terão acesso somente ao resumo automático de notificações e ao gerador de imagens descritas em texto.

A Apple estaria anos atrás no desenvolvimento de IA quando comparado aos concorrentes do setor.A Apple estaria anos atrás no desenvolvimento de IA quando comparado aos concorrentes do setor.

Outras funções mais interessantes, tais como a Siri alimentada com modelos generativos e capaz de controlar apps, só devem chegar no ano que vem.

De toda forma, essas adições pecam pela falta de exclusividade. As soluções de concorrentes — Google, Microsoft e OpenAI, por exemplo — oferecem funções semelhantes, mas já há bastante tempo e não exigem um dispositivo Apple para funcionar.

Quanto mais tempo levar para lançar suas próprias ferramentas, mais atrasada a Apple tende a ficar na corrida de IA generativa.

Apple tem cartas na manga

De toda forma, a empresa tem algumas vantagens nessa disputa, como o reconhecido capricho em novidades em software, um ecossistema intimamente integrado e a capacidade de lançar atualizações para uma grande base de dispositivos de forma simultânea.

O impacto da chegada da Apple ao mercado de inteligência artificial ainda é um mistério, mas é possível que chacoalhe a indústria. As concorrentes diretas podem se sentir forçadas a lançar novidades com mais frequência, assim preservando o pioneirismo no setor.

Apesar disso, existe a chance de as novidades da Apple não serem tão boas quanto às soluções alternativas. A eficiência, a precisão e a utilidade das ferramentas com IA da Maçã ainda não foram comprovadas.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes