Google Home ganha widget que facilita controle de dispositivos inteligentes
18/10/2024 - 06:44•1 min de leitura
Fonte: Igor Almenara/TecMundo
Imagem de Google Home ganha widget que facilita controle de dispositivos inteligentes no tecmundo
O Google Home vai ganhar um widget próprio para agilizar o gerenciamento de dispositivos inteligentes da sua casa. O complemento coloca o controle de aparelhos direto na tela principal, dispensando o acesso ao app.
Ao adicionar o novo widget, é preciso escolher entre a sincronização automática de todos os dispositivos favoritos ou criar uma lista personalizada. Inicialmente, ele ocupa um espaço considerável da grade da tela, mas pode ser redimensionado quase à vontade depois de adicionado.
Diferente do controle acessível a partir da Bandeja de Notificações, o widget do Google Home é mais simples: ele permite ligar/desligar aparelhos simples (lâmpadas e smart TVs) com um toque, enquanto fornece atalhos para gerenciar dispositivos complexos (termostato, câmeras e roteadores, por exemplo).
O widget do Google Home permite controlar dispositivos inteligentes a partir da tela principal.
Uma vez adicionado à tela principal, você pode editar os atalhos a qualquer momento tocando e segurando sobre o widget.
Segundo o Google, o widget pode levar mais tempo para atender aos comandos do usuário.
O widget facilita significativamente o gerenciamento de casas inteligentes, mas isso não é interessante para todo tipo de dispositivo. Aparelhos de controle mais sensível (portões de garagem, câmeras e outras "ações sensíveis") exigem diferentes níveis de autenticação.
Segundo o site 9to5Google, a novidade é disponibilizada na versão 3.24 do Google Home (compatível com todos os celulares com Android 12 ou mais recente). No iOS, a novidade é exclusiva para testadores com iPhones rodando iOS 17 ou iOS 18.
O novo widget deve ser distribuído de forma gradativa para todos os usuários, mas vale sempre conferir se há atualizações pendentes para o aplicativo na Play Store.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.