Google testa barra de endereços do Chrome na parte inferior da tela do celular; veja

Por Igor Almenara Carneiro

14/10/2024 - 11:151 min de leitura

Google testa barra de endereços do Chrome na parte inferior da tela do celular; veja

Fonte:  9to5Google/Reprodução 

Imagem de Google testa barra de endereços do Chrome na parte inferior da tela do celular; veja no tecmundo

O Chrome enfim começou a testar a nova Omnibox na parte de baixo da tela do celular. Na versão de testes Chrome Canary, foi encontrada uma opção que habilita o redesenho da interface do app.

O Google tenta realocar a barra de endereços para a parte inferior da tela há anos — a primeira tentativa foi em 2016. Contudo, nenhuma dessas implementações chegou à versão final do navegador.

No mais recente resenho disponível no Chrome Canary para Android, a barra de endereços inteira é deslocada para a área inferior. Além do campo para URLs, o atalho dinâmico, o alternador de guias e o menu de três pontos também ficam acessíveis na região.

A barra de navegação na parte inferior torna a navegação com uma mão só mais confortável.A barra de navegação na parte inferior torna a navegação com uma mão só mais confortável.

O site 9to5Google encontrou a nova interface na versão 131.0.6772.0 do Chrome Canary em um dispositivo rodando o Android 15 QPR1 Beta 2. A função foi habilitada na opção #android-bottom-toolbar dentro do menu de recursos experimentais chrome://flags.

Ter a Omnibox acessível na parte inferior da tela é uma importante aprimoramento em qualidade de vida e usabilidade do navegador. Dessa forma, a seção fica mais acessível para a navegação com uma mão só, especialmente em celulares com telas grandes.

Ainda que o Google tenha experimentado a barra inferior outras vezes, a expectativa é que dessa vez a mudança será lançada de forma definitiva. Por enquanto, porém, não há previsão para a estreia da novidade.




Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também