OpenAI pode lançar buscador rival do Google em breve, segundo rumor

Por Igor Almenara Carneiro

06/05/2024 - 04:002 min de leitura

OpenAI pode lançar buscador rival do Google em breve, segundo rumor

Fonte:  Igor Almenara/TecMundo 

Imagem de OpenAI pode lançar buscador rival do Google em breve, segundo rumor no tecmundo

A OpenAI, dona do ChatGPT, estaria perto de lançar o seu próprio buscador, descobriu um usuário do Reddit. Foram encontrados certificados SSL dentro do domínio search.chatgpt.com que, conforme o nome sugere, seria o endereço do mecanismo de busca da empresa.

O lançamento do buscador da OpenAI aconteceria em 9 de maio deste ano, segundo uma publicação do usuário conhecido como @nonmayorpete no X, antigo Twitter, apresentador do podcast "The Neuron". Contudo, até agora, não há qualquer comentário oficial da OpenAI sobre o assunto.

Ao tentar acessar o site, o navegador apresenta a mensagem "Not found" ("Não encontrado", em português), em vez do clássico "Erro 404", geralmente utilizado para mostrar páginas inexistentes.

Buscador próprio da OpenAI

O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial capaz de responder praticamente qualquer pergunta e, muitas vezes, é até utilizado como buscador pessoal — ainda que sujeito às alucinações. Estrategicamente, faria sentido para a OpenAI lançar uma ferramenta como um buscador para o público, uma vez que já reconhece o interesse da comunidade e o potencial da própria inteligência artificial.

O endereço apresenta uma mensagem "Not Found" em vez do Erro 404.O endereço apresenta uma mensagem "Not Found" em vez do Erro 404.

Porém, é possível que a OpenAI tenha adquirido o domínio para lançar algum recurso inédito no futuro, ou apenas evitar que farsantes aproveitem o nome vago para uso em golpes ou tentativas de phishing.

Ao lançar uma ferramenta de busca própria, a OpenAI também acirraria a disputa com outras empresas, como a Microsoft, com o Copilot, e o Google, com o Gemini


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também