Windows 11: agora você pode usar um celular Android como webcam no PC
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
01/03/2024 - 06:30•2 min de leitura
Fonte: Windows Blog
Imagem de Windows 11: agora você pode usar um celular Android como webcam no PC no tecmundo
A Microsoft anunciou nessa quinta-feira (29) o lançamento de um novo recurso para PCs com Windows 11. A partir de agora, será possível usar um tablet ou celular Android como webcam em videochamadas feitas no computador.
Dessa forma, é possível aproveitar o esquema de câmeras do dispositivo móvel para reuniões ou conversas sem precisar de cabos. Isso é especialmente útil para quem não tem uma webcam disponível ou só conta com um acessório de baixa qualidade, enquanto o celular conta com uma lente mais avançada.
- Veja também: Webcam Full HD: conheça 5 modelos a partir de R$ 150
A novidade, por enquanto, só está disponível para membros do programa de testes Windows Insiders. Em um futuro próximo ainda não confirmado pela companhia, o recurso chegará também na versão estável e final do Windows 11 a todos os consumidores.
Como usar o Android como webcam no Windows 11
O uso do tablet ou celular Android como webcam no Windows 11 está disponível apenas a partir do aplicativo Vincular ao Windows (ou Phone Link, em inglês).
Esse serviço de pareamento gera uma conexão estável entre o aparelho móvel e o computador via Bluetooth, permitindo uma série de funções. Elas incluem espelhamento da tela, conferir notificações e até fazer ou receber chamadas telefônicas pelo PC.
O pareamento para uso da webcam do celular no PC.
Por enquanto, o Vincular ao Celular está disponível apenas para uma quantidade limitada de celulares e fabricantes. Os modelos compatíveis incluem aparelhos das marcas Samsung, Honor, OnePlus, Oppo, Realme e ROG.
Entre essas companhias, a Samsung é a que mais tem modelos qualificados para uso do aplicativo. Clique aqui e confira a lista completa de modelos que aceitam o serviço.
Durante a chamada em vídeo, além da transmissão da sua imagem em tempo real, é possível até aproveitar alguns benefícios extras. O app, por exemplo, permite a troca entre as câmeras traseiras e frontal, pausar uma transmissão a qualquer momento e até aplicar filtros ou efeitos especiais.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.