Dell mostra como Copilot do Windows 11 pode usar IA para corrigir problemas
28/12/2023 - 13:15•1 min de leitura
Imagem de Dell mostra como Copilot do Windows 11 pode usar IA para corrigir problemas no tecmundo
A Dell divulgou um conceito do Microsoft Copilot capaz de solucionar problemas do Windows 11 por você. Em demonstração, a fabricante de computadores revelou como o assistente virtual alimentado por inteligência artificial (IA) poderia identificar e resolver bugs no computador.
- Confira também: App Fotos do Windows 11 ganha recursos de edição baseados em IA
No GIF compartilhado pela empresa, o Copilot do Windows consegue identificar o que o usuário está tentando fazer e sugere alternativas para solucionar a questão, como alterar configurações do sistema. No caso demonstrado, a pessoa tenta conectar numa rede Wi-Fi pública, o assistente percebe a ação e sugere ajustar as opções de segurança.
Conceito da Dell mostra o Copilot, do Windows 11, fazendo ajustes automaticamente e sugerindo configurações.
Além disso, ciente de que o usuário está num ambiente público, a IA também poderia sugerir alterar as configurações de energia para otimizar autonomia ao invés de performance.
A demonstração da Dell chega a mostrar o usuário solicitando ajustes direto por voz, assim como era feito com a Cortana. A IA identificaria o pedido e abriria exatamente a opção desejada.
Apenas uma ideia
A demonstração da Dell, porém, é apenas um conceito. Os GIFs representam bem como uma IA como o Copilot poderia ajudar a solucionar problemas do dia a dia, e talvez sirvam de inspiração para futuros recursos do sistema da Microsoft.
Se a desenvolvedora do sistema gostar da ideia, é possível que funções semelhantes ao conceito da Dell estejam presentes no suposto Windows 12. O novo SO deve ser focado em funções alimentadas por IA, aproveitando o ecossistema da Microsoft.
Por enquanto, não há uma data concreta para o lançamento do Windows 12 — tampouco a confirmação de que o sistema de fato será lançado. Rumores apontam que a Microsoft deve apresentar a nova plataforma em junho de 2024, mas a atualização pode não ser gratuita para usuários antigos.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.