YouTube lança nova aba 'Para você', estabilizador de volume e mais novidades

Por Igor Almenara Carneiro

17/10/2023 - 06:453 min de leitura

YouTube lança nova aba 'Para você', estabilizador de volume e mais novidades

Fonte:  YouTube 

Imagem de YouTube lança nova aba "Para você", estabilizador de volume e mais novidades no tecmundo

O YouTube anunciou nesta terça (17) uma série de novidades para incrementar a experiência com a plataforma. Os novos recursos focados em usabilidade chegam ao app para celular, smart TV e versão web.

As novidades incluem estabilizador de volume, bloqueio contra toques acidentais e a nova aba "Para Você", que mostra opções baseadas no histórico do usuário. Os recursos devem ser liberados gradativamente.

O YouTube anunciou novidades para os usuáriosO YouTube anunciou novidades para os usuários

Novos recursos do YouTube para celular

A primeira das novidades do app para o YouTube é o estabilizador de volume. A plataforma incluiu uma nova opção no menu de configurações adicionais capaz de nivelar as variações de volume do conteúdo, tornando a experiência mais estável e agradável.

O estabilizador de volume do YouTube ajuda a criar uma experiência sem variações surpresa.O estabilizador de volume do YouTube ajuda a criar uma experiência sem variações surpresa.

Toque para acelerar vídeo

Para acelerar e chegar ao ponto desejado de um vídeo, basta tocar e segurar sobre o lado direito da tela em tela cheia ou no modo retrato. Assim que o usuário alcançar o instante exato, solte a tela e a reprodução voltará a velocidade normal.

Toque e segure no lado direito da tela para acelerar o vídeoToque e segure no lado direito da tela para acelerar o vídeo

Bloqueio contra toques acidentais

O YouTube para celular agora pode travar a tela contra toques acidentais. A função está escondida no menu de configurações do vídeo e evita que o usuário avance, pause ou retroceda o conteúdo sem querer.

O app para YouTube agora tem um mecanismo para proteção contra toques acidentais.O app para YouTube agora tem um mecanismo para proteção contra toques acidentais.

Prévias mais visíveis

Agora, ao avançar ou retroceder usando a barra de progresso na versão web, a prévia aparece em toda a janela de reprodução. A função ajuda o usuário a encontrar o momento exato do vídeo que deseja assistir.

Prévias do YouTube agora são exibidas em tamanho maior.Prévias do YouTube agora são exibidas em tamanho maior.

Descrições menos disruptivas

No app para smart TVs, o YouTube agora pode exibir descrição e outras informações sobre o vídeo, como quantidade de curtidas, visualizações e data de publicação. As informações ficam em uma coluna lateral, e não interrompem a reprodução.

No app para smart TV, o YouTube exibe descrição e informações adicionais numa coluna lateral.No app para smart TV, o YouTube exibe descrição e informações adicionais numa coluna lateral.

A exibição é similar a disponível na reprodução em tela cheia para celular. Além de mais elegante, a interface respeita mais o espaço da tela, além de permitir visualizar mais informações sem interromper o conteúdo.

Busca por músicas

Agora é possível cantarolar para a busca por voz do YouTube, para encontrar uma música específica, assim como acontece no app Google. A função alimentada com inteligência artificial compara a melodia com a gravação original.

O YouTube usa inteligência artificial para identificar músicas cantaroladas pelo usuário.O YouTube usa inteligência artificial para identificar músicas cantaroladas pelo usuário.

Nova aba "Para você"

O Google juntou as seções "Biblioteca" e a sua página de conta numa única seção, agora chamada "For You" ("Para você", em tradução livre). A área reúne o histórico de visualizações, playlists interessantes, compras e opções relacionadas à conta.

A nova aba "For You" do YouTube reúne opções relacionadas à conta, histórico e playlists interessantes.A nova aba "For You" do YouTube reúne opções relacionadas à conta, histórico e playlists interessantes.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes