Apple está trabalhando em inteligência artificial como o ChatGPT, diz Tim Cook
29/09/2023 - 08:28•1 min de leitura
Imagem de Apple está trabalhando em inteligência artificial como o ChatGPT, diz Tim Cook no tecmundo
A Apple desenvolve uma ferramenta com inteligência artificial (IA) parecida com o ChatGPT, revelou o CEO Tim Cook, em entrevista nesta sexta-feira (29). A empresa atualmente contrata mais funcionários para desenvolver esses projetos. As informações são da BBC News.
- Confira também: Apple investe mais de R$ 100 bi em IA generativa
"Está literalmente em todo lugar, em nossos produtos, e é claro que também estamos pesquisando IA generativa", pontuou o CEO.
Ainda não há informações sobre os planos da Apple com IA.
O termo "inteligência artificial generativa" representa modelos capazes de gerar mídia (textos, áudios, fotos e vídeos, por exemplo) a partir de comandos. ChatGPT, Dall-E, Bing Chat e Windows Copilot entram nessa categoria.
Durante o papo, o executivo não deu detalhes sobre o projeto — e é possível que demore até mais informações surgirem. A Apple costuma ser bem cautelosa com o lançamento de novos produtos, e algo como um assistente virtual com IA seria algo marcante para a companhia.
Mais contratações para desenvolver IA
Em setembro deste ano, surgiu o rumor de que a Apple acelerou o desenvolvimento de uma IA para incrementar a Siri. Segundo uma reportagem do The Information, há pelo menos dois times na companhia inteiramente dedicados ao desenvolvimento de novos modelos de linguagem.
Durante a entrevista, Cook reforçou que a empresa procura por talentos para complementar o desenvolvimento desses projetos. "Estamos contratando nessa área, sim, e por isso espero que [o investimento] aumente", disse.
Novas IAs não necessariamente podem tomar forma como um assistente virtual, porém. O próprio CEO menciona que a tecnologia está presente em mecanismos já existentes, como a detecção de colisão, o corretor automático do iOS e a detecção de queda do Apple Watch.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.