Apple acelera desenvolvimento de IA para Siri, segundo rumor
11/09/2023 - 07:15•1 min de leitura
Fonte: GettyImages
Imagem de Apple acelera desenvolvimento de IA para Siri, segundo rumor no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
A Apple está investindo ainda mais no desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial (IA), segundo rumores. A empresa prepara ferramentas de IA generativa para lidar com conversas e mídias. As informações são do site The Information.
A construção de modelos conversacionais acontece há pelo menos quatro anos na Apple, quando o líder do setor John Giannandrea formou um time dedicado para os modelos de linguagem (LLMs). Este ano, com a popularização do ChatGPT, a companhia voltou sua atenção para o setor.
Os novos modelos de IA podem ser usados para alimentar a Siri.
De acordo com a reportagem, há pelo menos dois times trabalhando concomitantemente no desenvolvimento de IA na Apple: um dedicado ao desenvolvimento de um modelo focado em visão computacional (imagens, vídeos e cenários 3D) e outro focado num bot multimodal, capaz de lidar com texto, imagens e vídeos simultaneamente.
Não se sabe exatamente a finalidade de cada um desses modelos, e é possível que sejam destinados ao uso interno. Contudo, há indícios de que a Apple planeja incorporar a tecnologia na Siri, ampliando o potencial da assistente virtual.
Como seria a Siri com inteligência artificial?
Em janeiro deste ano, um desenvolvedor conseguiu fundir a Siri da Apple com o ChatGPT, da OpenAI. A junção de ferramentas gerou uma assistente virtual robusta, ainda que disponível apenas como protótipo.
Contudo, o experimento demonstrou o potencial das IAs generativas como assistentes virtuais. Além de conseguirem interpretar comandos com maior facilidade, os assistentes também seriam capazes de entender contextos e dar sugestões.
--
Veja Celulares Apple no Tecmundo Comparador
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.