Mais de 40% dos PCs são incompatíveis com o Windows 11
10/10/2022 - 10:30•1 min de leitura
Fonte: Lansweeper/Divulgação
Imagem de Mais de 40% dos PCs são incompatíveis com o Windows 11 no tecmundo
Aproximadamente 43% dos computadores utilizados por empresas em todo o mundo não estão aptos a atualizar para o Windows 11 devido aos requisitos de hardware estabelecidos pela Microsoft. É o que indica um levantamento realizado pela empresa de gerenciamento de ativos de TI Lansweeper.
Divulgada na última semana, a pesquisa levou em conta os testes feitos com cerca de 27 milhões de dispositivos pertencentes a 60 mil organizações que utilizam os serviços disponibilizados pela companhia, globalmente. Destes, 42,76% falharam no teste de CPU em relação à compatibilidade com a versão mais recente do sistema operacional.
Embora considerado grande, o número representa uma redução significativa em relação aos 57,26% do relatório anterior, publicado no ano passado. Além disso, 7,15% das máquinas não passaram no teste de memória RAM e 14,66% foram reprovadas na análise do Trusted Platform Module (TPM), componente que aumenta a segurança do software.
Quase 43% dos dispositivos analisados falharam no teste de compatibilidade de CPU.
De acordo com o diretor de estratégia da Landsweeper Roel Decneut, as empresas cujos PCs são incompatíveis com o Windows 11 continuarão a utilizar o Windows 10, atual campeão de instalações. Entre elas, estão marcas como Sony, Hilton, Cerner e Pepsico.
Windows 10 domina o mercado
A adesão ao Windows 11 segue baixa, pelo menos entre os usuários corporativos. Conforme o levantamento, a versão mais recente do sistema da Microsoft está presente em apenas 2,61% dos computadores analisados, número inferior até mesmo ao Windows 7, instalado em 3,38% das máquinas.
O relatório também mostra o Windows Server à frente, presente em 8,79% dos dispositivos, além de indicar números baixos para o Windows 8 (1,52%). Por outro lado, o Windows 10 segue na liderança absoluta, aparecendo em 81,87% dos PCs comerciais.
Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.