Apple lança suporte para aplicativos 'escondidos' na App Store
Por Adriano Camacho
03/02/2022 - 09:30•1 min de leitura
Fonte: Apple
Imagem de Apple lança suporte para aplicativos "escondidos" na App Store no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Nesta semana, a Apple anunciou a chegada de uma importante atualização para a App Store, sua principal plataforma de distribuição de softwares. A novidade trata-se do suporte para "aplicativos não listados", que permite aos desenvolvedores a possibilidade de lançar seus produtos para um número limitado de usuários, evitando inteiramente sua entrada nas categorias da loja ou nos resultados das buscas internas.
Conforme sugere a própria Apple, o método de distribuição é direcionado para fins específicos, tais como eventos especiais, conferências e ferramentas de escritório. Dessa maneira, o acesso ao recuso é limitado à avaliação da Maçã, que pode ser solicitada pelos desenvolvedores desde que o aplicativo em questão já esteja em uma versão estável — ou seja, além das fases de teste.
Quando aceita, a solicitação permitirá a criação de um link "secreto" tanto para os aplicativos novos quanto para os já lançados, alterando o método de distribuição para a última versão disponível na App Store e suas futuras atualizações. Nesse contexto, a exceção fica para os softwares já listados na loja, que terão suas preferências originais de lançamento mantidas.
Apple agora permitirá a distribuição de aplicativos não-listados na App Store. (Fonte: Apple / Reprodução)
Ademais, embora o processo de análise das solicitações não tenha sido detalhado, é possível sugerir que a Apple manterá sua postura menos restritiva para aplicativos com certificados empresariais — algo confirmado pelo seu histórico, até que haja algum problema de maior porte. Os interessados na novidade podem requisitá-la através deste link, que também possui mais informações relacionadas ao assunto.