Google amplia suporte do Chrome no Windows 7 até janeiro de 2023
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
17/11/2021 - 07:30•1 min de leitura
Imagem de Google amplia suporte do Chrome no Windows 7 até janeiro de 2023 no tecmundo
A Google ampliou em mais um ano o suporte do navegador Google Chrome para o sistema operacional Windows 7. A plataforma já é considerada defasada pela própria Microsoft e deixou de receber atualizações de várias empresas e fornecedoras de serviços.
De acordo com o novo calendário, o Google Chrome ainda terá "atualizações críticas de segurança e desempenho" até o dia 15 de janeiro de 2023. Anteriormente, esse suporte acabaria neste ano, mas a desenvolvedora anunciou um primeiro prolongamento para o começo de 2022.
Até por isso, outros navegadores que são baseados no motor Chromium também podem receber a mesma expansão de validade, mas o comunicado deve ser realizado individualmente por cada desenvolvedora.
Fim da linha
O Windows 7 teve o fim do suporte oficializado em 14 de janeiro de 2020 e não utiliza mais o Windows Update, mas o calendário para a indústria "desapegar" da versão é um pouco diferente. A adoção ainda massiva em computadores obrigou a Microsoft e outras companhias a não abandonarem completamente a plataforma. Um exemplo é o navegador Microsoft Edge, que recebeu uma atualização no Windows 7 agora em outubro.
Por outro lado, a Nvidia já encerrou o suporte a drivers no sistema operacional — que só pode ser atualizado para o Windows 11 com uma instalação limpa, ou seja, que apaga configurações e aplicativos e exige um backup externo.
Clientes corporativos e do plano Enterprise do Windows 7 podem se inscrever para receber as Extended Security Updates (ESU) até janeiro de 2023.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.