Google Workspace ganha novas ferramentas para o trabalho híbrido
Por Carlos Palmeira
08/09/2021 - 10:30•1 min de leitura
Imagem de Google Workspace ganha novidades para o trabalho híbrido; confira no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
O Google anunciou, nesta quarta-feira (8), uma série de novidades para a suíte com ferramentas profissionais Workspace, visando o modelo híbrido de trabalho. Dentre as novidades está a liberação do Spaces, o substituto do Rooms que permite conversas no chat, para todos os usuários.
Chamada de Espaços em português, a ferramenta permite a divisão dos bate-papos em tópicos e mostra a visualização de todo o histórico, contexto e conteúdo das conversas. Além disso, arquivos e tarefas também podem ser visualizados, tudo para permitir com que as pessoas possam interagir e contribuir sobre temas de conhecimento comum.
A gigante de Mountain View também anunciou novidades para o Google Agenda. Com a retomada dos trabalhos presenciais e o aumento do regime híbrido de trabalho, os usuários poderão selecionar na agenda em quais locais (casa ou escritório) trabalharão em cada dia.
Os apps Google Meet e Gmail ganharam ainda uma ferramenta que permite que as pessoas liguem para outras pelo celular. A medida é uma possibilidade adicional para se comunicar além dos links de reuniões virtuais.
No futuro
Além destas novidades, o Google informou que em novembro deste ano lançará para todos os usuários o modo Companion, do Meet. Ele é um modo de visualização e interação focado em colaboradores que estão trabalhando em locais diferentes (escritório, home office, coworking etc) e participando de uma mesma chamada de vídeo.
Pessoas que estão presentes em escritórios que possuem acesso a ferramentas próprias para reuniões (como câmeras e microfones) poderão entrar nas chamadas a partir de seus próprios celulares também, sem criar ruídos ou ecos. Segundo a empresa, com isso será possível se conectar nas chamas com dois dispositivos diferentes e utilizá-los para interagir com os colegas de trabalho.
Por Carlos Palmeira
Especialista em Redator
Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.