Google Maps agora mostra se transporte público tem aglomerações
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
21/07/2021 - 10:30•2 min de leitura
Fonte: Google Maps
Imagem de Google Maps agora mostra se transporte público tem aglomerações no tecmundo
A plataforma de geolocalização Google Maps ganhou novas funções de pesquisa e navegação que vão ajudar o usuário que está voltando à rotina aos poucos, depois de um período de menos contato com o mundo exterior por causa do isolamento social e da pandemia da covid-19.
As novidades mais relevantes envolvem informações de quem pesquisa rotas e trajetos. No caso de transporte público, o serviço avisa a respeito de aglomerações em certos ônibus e até identifica quais vagões do metrô estão mais cheios. Essa é uma forma de você se preparar antes de sair de casa e fazer escolhas que envolvam o máximo de distanciamento possível.
Essas previsões são realizadas com base em cálculos de Inteligência Artificial e padrões com base no histórico de usuários. A disponibilidade é limitada a algumas cidades, ao menos por enquanto, e as regiões incluem Atlanta, Nova York, San Francisco, Boston e a capital norte-americana de Washington.
Os trajetos de transporte público agora indicam presença de aglomerações.
Além disso, o Google Maps adicionou uma nova aba que mostra como foi o seu dia com base nos deslocamentos realizados. Essa é uma forma de você saber, em detalhes, se passou tempo demais preso no trânsito ou se dedicou tempo suficiente para atividades físicas e de lazer.
A aba que faz a organização do seu tempo.
Uma seção dedicada a relembrar as suas viagens feitas antes da pandemia também foi adicionada ao aplicativo.
Foi delivery?
Por fim, as resenhas sobre restaurantes, lojas e outros estabelecimentos foram incrementadas com novos tópicos. Agora, clientes que desejam compartilhar a experiência na plataforma podem comentar se foram visitar o local para se alimentar presencialmente ou então pediram comida nas modalidades delivery e takeout.
As novas opções de comentários sobre restaurantes.
Será possível também selecionar o gasto aproximado e até o período do dia em que a visita aconteceu. Esse mecanismo será implementado primeiro nos Estados Unidos para dispositivos Android e deve chegar a outros países e modelos iOS em breve.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.