WhatsApp Web ganha desbloqueio por digital, rosto ou íris
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
28/01/2021 - 03:30•1 min de leitura
Imagem de WhatsApp Web ganha desbloqueio por digital, rosto ou íris no tecmundo
O WhatsApp Web para navegadores e a versão do mensageiro para desktops ganhou uma nova camada de segurança. A partir de agora, será possível adicionar um novo método de desbloqueio e sincronização de contatos e mensagens.
Segundo a empresa, o usuário poderá cadastrar um mecanismo de desbloqueio biométrico por digital, detecção de rosto ou íris. Isso será realizado pelo dispositivo móvel que traz a conta ativada, dependendo de que recursos de autenticação estão disponíveis no seu aparelho. A novidade é válida para Android e iOS 14 e já está disponível em algumas regiões.
O objetivo é dificultar um pouco o acesso ao WhatsApp Web, que normalmente é ativado somente com o escaneamento de um QR Code na tela do computador — que continua existindo, agora como uma etapa intermediária. A companhia garante que não vai armazenar os dados de rosto, impressão digital ou íris.
Today we’re starting to roll out a new security feature for WhatsApp Web and Desktop: face and fingerprint unlock when linking devices.
— WhatsApp (@WhatsApp) January 28, 2021
WhatsApp does not see your face or fingerprint data.
Chats for your ?? onlyhttps://t.co/qR3zsexzfj pic.twitter.com/Ei5G35MPpA
Recentemente, o WhatsApp Web começou a receber ligações de voz e vídeo. Mais atualizações no visual do mensageiro e no gerenciamento de dispositivos conectados devem ser anunciada em breve. O WhatsApp deve reforçar outros recursos de segurança no futuro, já que atualmente a companhia encara críticas pelas mudanças nos termos de uso, que foram adiadas após serem mal recebidas pelo público.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.