Samsung Galaxy S2 e Note 3 recebem Android 10 graças ao LineageOS
04/02/2020 - 02:00•1 min de leitura
Imagem de Samsung Galaxy S2 e Note 3 recebem Android 10 graças ao LineageOS no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Os celulares Android deixam de receber atualizações algum tempo depois de lançados, assim que se encerra o suporte oficial das fabricantes. Mas se você ainda tem um Galaxy S2 ou um Galaxy Note 3, poderá testar a versão mais recente do sistema operacional da Google neles. Como isso é possível, já que tais modelos estão fora de linha há algum tempo?
A resposta está em uma nova ROM criada pela comunidade XDA Developers, que possibilita levar o Android 10 para os celulares lançados pela Samsung em 2011 e em 2013, respectivamente, por meio da versão não-oficial do sistema, LineageOS.
De acordo com a publicação, a ROM LineageOS 17.1 baseada no Android 10 para o Note 3 é mais estável e completa, permitindo ao usuário fazer chamadas, navegar e enviar mensagens sem maiores dificuldades, além de trazer melhorias para o áudio, câmeras, WiFi e Bluetooth. Já a versão para o S2 tem algumas instabilidades, apresentando erros na tela e no GPS, dificultando a usabilidade.
Estas duas versões ainda receberão melhorias para a correção das falhas, conforme o XDA, para trazer uma experiência mais próxima à de usar o Android 10.
Relembre os modelos
Lançado em 2011 com Android 2.3, o sucessor do Galaxy S vinha com tela de 4,3 polegadas, processador Exynos dual-core de 1.2 GHz, memória RAM de 1 GB, armazenamento interno de 16 GB, câmera principal de 8 MP com gravação de vídeos em Full HD e câmera de selfie de 2 MP.
Compatível com 4G, o Galaxy Note 3 foi apresentado dois anos depois, trazendo caneta S-Pen, tela de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 800 de 2.3 GHz, memória RAM de 3 GB e armazenamento interno de 32 GB, além de câmera de 13 MP com gravação em 4K e câmera frontal de 2 MP. Ele saia de fábrica com o Android 5.0.
Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.