Google começa a integrar dados do Tarefas e da Agenda
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
20/12/2019 - 06:30•1 min de leitura
Imagem de Google começa a integrar dados do Tarefas e da Agenda no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
A Google iniciou testes para integrar funções e conteúdos de dois de seus serviços no Android: o Google Agenda, que traz um calendário com a lista de compromissos diários, e o Google Tarefas, em que você anota listas e deveres rápidos para cumprir ao longo da rotina.
A ideia é que você consiga gerenciar toda a sua agenda e os compromissos em uma única interface, sem precisar de dois aplicativos. No caso, é o Google Agenda que parece "absorver" as funções do outro serviço, permitindo que você utilize várias funções da plataforma.
Assim, é possível criar tarefas repetidas, adicionar descrições e gerar alertas automáticos no calendário — tudo isso sem precisar baixar o Tarefas (chamado originalmente de Tasks). O app só é necessário se você quiser abrir a tarefa separadamente ou a partir de uma notificação.
O serviço individual foi lançado em abril do ano passado e a integração já era um pedido frequente da comunidade, mas ainda não é possível saber se o software será descontinuado ou apenas ganhará um atalho. O Gmail e o calendário já estão sincronizados desde abril do ano passado.
Quem descobriu a novidade foi o site XDA Developers, que dissecou o APK da atualização 2019.47.2-284533606 do Google Agenda. O teste não significa que o recurso necessariamente será implementado, mas é bem possível que a adição aconteça em um futuro próximo. As novidades devem aparecer também no serviço web e em outras plataformas.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.