Siri poderia ter virado um recurso-padrão de aparelhos Android

Por Felipe Gugelmin Valente

23/01/2013 - 07:281 min de leitura

Siri poderia ter virado um recurso-padrão de aparelhos Android

Fonte:

Imagem de Siri poderia ter virado um recurso-padrão de aparelhos Android no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post)

Caso a empresa responsável pelo desenvolvimento do Siri não tivesse sido comprada pela Apple, o recurso poderia ser uma ferramenta padrão de outra plataforma móvel. Em 2009, a operadora Verizon fez um acordo para disponibilizar o software de forma pré-instalada em seus aparelhos Android — chegando inclusive a exibir comerciais nos quais o recurso ganhava destaque.

Os planos foram por água abaixo quando a desenvolvedora foi adquirida pela companhia de Cupertino, jogada que garantiu que o Siri nunca daria as caras no sistema operacional da Google. O aplicativo era tão importante na estratégia da empresa da Maçã que o próprio Steve Jobs arranjou uma reunião com seu criador, Dag Kittlaus, para convencê-lo a vender sua empresa.

O software sofreu várias mudanças antes de chegar à sua versão final, chegando a passar por uma mudança completa em sua personalidade. Inicialmente, o programa teria uma personalidade bastante ácida, marcada inclusive pelo uso de palavrões — algo que nunca seria permitido por Jobs e sua equipe.

Além disso, recursos como a integração com serviços reais foram deixados de lado devido à dificuldade que seus desenvolvedores encontraram em firmar parcerias com outras empresas. Esse problema teve como principal responsável à Apple, cujas estruturas gigantescas serviram como um obstáculo que complicou a comunicação entre os criadores do Siri e donos de serviços como restaurantes e lojas de roupas.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também