Medusa Ransomware publica sequestro e preço de resgate para Lojas Marisa

Por Felipe Payão

07/11/2024 - 07:021 min de leitura

Medusa Ransomware publica sequestro e preço de resgate para Lojas Marisa

Fonte:

Imagem de Medusa Ransomware publica sequestro e preço de resgate para Lojas Marisa no tecmundo

A rede de moda feminina Lojas Marisa foi infectada com um ransomware na segunda-feira (04). Hoje (07), o grupo cibercriminoso Medusa publicou uma amostra do que foi roubado, o valor cobrado pelo resgate e o tempo que a empresa teria para resolver o problema e não ter seus dados publicados na internet.

Durante a semana, a Lojas Marisa comentou que "as operações das lojas físicas tiveram um impacto momentâneo", além disso, que a ameaça estaria "sob controle e que não deve haver grandes impactos sobre as operações e sistemas da empresa".

Na publicação de hoje, o grupo Medusa cobra US$ 300 mil para não publicar os dados sequestrados da empresa. A Lojas Marisa teria 10 dias para realizar o pagamento. 

Entre as amostras do que foi coletado, é possível acompanhar catálogos, planilhas com registros de lojas, relatórios de ganhos, boletos de pagamento etc.

MedusaMedusa

O que é ransomware

Se você chegou até aqui e não sabe o que é um ransomware, vamos te explicar: o ransomware é como um sequestrador do mundo digital. O vírus entra no seu computador ou smartphone, criptografa todos os arquivos (sequestra) e exige uma quantia em pagamento para liberação.

Além do óbvio problema que é a perda financeira, operadores de ransomware fazem chantagem com o vazamento de dados sensíveis capturados pelo vírus. Entenda mais sobre isso no vídeo abaixo:


Felipe Payão é jornalista. Cobre a editoria de cibersegurança com foco em cibercrime há oito anos e possui dois prêmios especializados: ESET América Latina e Comunique-se 2021.


Veja também


Fontes