Google Chrome recebe atualização de emergência contra brecha de segurança

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

01/12/2023 - 06:451 min de leitura

Google Chrome recebe atualização de emergência contra brecha de segurança

Fonte:  TecMundo 

Imagem de Google Chrome recebe atualização de emergência contra brecha de segurança no tecmundo

Usuários do Google Chrome devem atualizar imediatamente o navegador ou conferir se ele já está mesmo na versão mais recente. Na última quarta-feira (29), a empresa lançou um patch de segurança para corrigir sete vulnerabilidades descobertas no navegador.

Chamada de CVE-2023-6345, a vulnerabilidade mais grave envolve a biblioteca de gráficos 2D de código aberto Skia. Na pior das hipóteses, ela permite a execução remota de código a partir do envio de um arquivo malicioso para sistemas de outros usuários.

Essa é uma brecha chamada de "dia-zero", ou seja, uma falha de segurança que foi identificada por equipes de segurança ou invasores antes de receber uma atualização da companhia.

A falha foi encontrada pelo Threat Analysis Group (TAG), o grupo de caça de vulnerabilidades que é mantido pelo própria Google. A atualização é válida para o navegador nas versões Windows, macOS e Linux.

Atualizações de segurança no Google Chrome

Essa já é a quinta atualização do Chrome em 2023 contra vulnerabilidades de dia-zero, que costumam ser as mais graves em um sistema. Uma das anteriores aconteceu em abril, quando uma brecha de segurança muito parecida também permitia a execução de uma fuga de sandbox usando páginas HTML pelo Skia.

Até o momento, a companhia não forneceu detalhes técnicos sobre o erro e nem confirmou se ele é um resquício da brecha corrigida meses atrás. O Google vai esperar até que a maior parte da comunidade esteja protegida para discutir o assunto.

Confira se o seu navegador está atualizado.Confira se o seu navegador está atualizado.

Usuários que usam o Chrome normalmente já têm o navegador atualizado pelo próprio sistema ao abrir o programa todos os dias, o que significa que você provavelmente não precisa fazer nada para não virar uma vítima da nova brecha.

Ainda assim, é recomendável que você acesse o menu "Sobre o Google Chrome" nas configurações do programa para conferir manualmente se você está com a versão mais recente instalada no seu computador.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também